MS – Presidente da Funai visita família de Oziel Gabriel, indígena assassinado em Sidrolândia

O terena Oziel Gabriel, 35 anos, assassinado na malfadada ação policial na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS). Foto: Cimi
O terena Oziel Gabriel, 35 anos, assassinado na malfadada ação policial na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS). Foto: Cimi

Por Jornal Dia a Dia

A presidente da Funai (Fundação nacional do índio) Maria Augusta Assirati, que chegou ontem (19) a Campo Grande, visitou hoje a família do indígena Oziel Gabriel, 35 anos, morto no dia 30 de maio, durante reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 71 km de Campo Grande.

Maria Augusta veio à Capital para acompanhar as discussões sobre os conflitos de terra no Estado. Hoje, ela participa da reunião com a secretaria executiva Márcia Pelegrini, representante do Ministério da Justiça. No encontro, que vai reunir líderes indígenas e representantes de produtores rurais na tarde de hoje, serão discutidos os conflitos de terra em Mato Grosso do Sul.

A presidente da Fundação também esteve no local onde Oziel Gabriel foi morto. Índios fizeram uma cerimônia com danças. Em seguida, Maria Augusta conversou com toda a comunidade.

Na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti são 10 aldeias indígenas que abrigam quatro mil índios.

Maria Augusta assumiu o cargo de presidente no dia 7 de junho, em meio à crise vivida durante reivindicações pela demarcação de terras.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.