ES – Na Assembléia Legislativa, Quilombolas discutem trabalho infantil em carvoarias no norte capixaba

Cartaz Cartografia social das comunidades quilombolas e o carvão no Sapê do Norte

Sandro José da Silva*

A preocupação com o trabalho infantil deve preencher nossa atenção. Dados mostram que no Brasil, o número de trabalhadores entre 5 e 17 anos de idade era de 4,3 milhões em 2009, o que representa 9,8% das crianças e adolescentes do país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, no mundo, o problema afeta hoje aproximadamente 15,5 milhões de crianças.

Estes números ganham rosto quando constatamos que a maioria das crianças que trabalham são mulheres negras. No caso das crianças quilombolas capixabas que trabalham nos fornos de carvão, isto configura o Racismo Ambiental, pois concentra os danos à saúde, desenvolvimento social e econômico a uma parcela determinada da população.

Cartografia Social das Comunidades Quilombolas e o Carvão no Sapê do Norte é fruto da mobilização dos quilombolas do norte do estado do Espírito Santo pelos seus direitos. Com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades do Brasil, a presente publicação retrata os desafios enfrentados pelos quilombolas tais como a regularização fundiária e o trabalho nas carvoarias. Convidamos à leitura, reflexão e proposição de mudanças neste cenário.

Programação Cartografia social das comunidades quilombolas e o carvão no Sapê do Norte

O evento terá início às 14:00h na Assembléia Legislativa do Espírito Santo

O livro está disponível na internet e pode ser compartilhado nas redes sociais a partir do endereço: http://issuu.com/quilomboscapixabas

A exposição fotográfica pode ser visitada virtualmente no site: http://www.flickr.com/photos/quilomboscapixabas

*Departamento de Ciências Sociais – UFES

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.