ES – Lançamento do livro, exposição fotográfica e seminário “Cartografia Social das Comunidades Quilombolas e o Carvão no Sapê do Norte”: dia 24, às 14 horas

cartaz seminário ES

A Assembleia Legislativa do Espírito será o local de três eventos contra o Racismo Ambiental, a partir das 14 horas do dia 24, segunda-feira. Uma mesa redonda reunirá lideranças quilombolas, agentes públicos e academia, num debate aberto ao público, e em seguida, serão lançados um livro e uma exposição. Os três terão o mesmo tema –  “Cartografia Social das Comunidades Quilombolas e o Carvão no Sapê do Norte” -, e o livro pode ser baixado via internet (link abaixo). Tudo isso está sendo coordenado por Sandro José da Silva, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Dados mostram que no Brasil, o número de trabalhadores entre 5 e 17 anos de idade era de 4,3 milhões em 2009, o que representava 9,8% das crianças e adolescentes do país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, no mundo, o problema afeta hoje aproximadamente 15,5 milhões de crianças. Estes números ganham rosto quando constatamos que a maioria das crianças que trabalham são mulheres e negras. No caso das crianças quilombolas capixabas que trabalham nos fornos de carvão, isto configura Racismo Ambiental, pois concentra os danos à saúde, desenvolvimento social e econômico a uma parcela determinada da população.

Cartografia Social das Comunidades Quilombolas e o Carvão no Sapê do Norte é fruto da mobilização dos quilombolas do norte do Espírito Santo pelos seus direitos. Com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades do Brasil, a presente publicação retrata os desafios enfrentados pelos quilombolas, tais como a regularização fundiária e o trabalho nas carvoarias. Convidamos à leitura, reflexão e proposição de mudanças neste cenário.

Para baixar o livro, clique AQUI. A exposição fotográfica pode ser visitada virtualmente clicando no nome do saite Quilombos Capixabas. Abaixo, veja detalhes da Programação:

Programação seminário ES

Mais informações:

Sandro José da Silva – 27 9942 0157
Departamento de Ciências Sociais – UFES
Coordenador do projeto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.