A colonização da Amazônia começou…

Observem com atenção esta foto, a mãe terra ferida e num futuro proximo a floresta ao fundo será também aberta, devastada, alagada, destruída!

Canteiro de obras da UHE Telles Pires hoje de manhã (Foto: Niko Tarouquella)
Canteiro de obras da UHE Telles Pires hoje de manhã (Foto: Niko Tarouquella)

Por Risa Muggler, em Save the Amazonas

Os povos indígenas querem evitar este desastre e necessitam do nosso apoio moral, compartilhem, divulguem, dialoguem, palestrem, esclareçam seus amigos e inimigos.

Segundo uma das lideranças dos índios, Valdenir Munduruku, a articulação indígena destinadas a paralisar as iniciativas de aproveitamento dos rios Xingu, Teles Pires, Tapajós e Madeira, entre outros, não foi encerrada.

“Nossa luta apenas começou. Estamos retornando para nossa comunidade [onde] vamos nos fortalecer e nos aliar com outros parentes [povos indígenas] para, juntos, combatermos esse desrespeito do governo federal com nossa cultura, nossa crença e nossos direitos”, declarou Valdenir, pouco antes de o grupo partir.

“Outros povos estão se juntando a nós para combatermos não só Belo Monte, mas também Teles Pires e todas as usinas que estão sendo construídas sem que sejamos consultados”, disse.

“O que o governo quer, nós não queremos. Ele quer ir a nossa terra dizer que vai construir hidrelétricas e ver o que queremos em troca. E nós não queremos nada em troca. Queremos nosso rio livre e nossa natureza preservada”, declarou Valdenir.

Enviada por GleiceOliveira Guarani-Kaiowá para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.