Parte dos índios que ocupam sede da Funai sai em marcha pela Esplanada dos Ministérios

esplanada munduruku

Alex Rodrigues, Repórter da Agência Brasil

Brasília – Parte dos cerca de 150 índios mundurukus que desde ontem (10) ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) deixou o prédio há pouco e seguiu, a pé, pela Esplanada dos Ministérios, em direção ao Palácio do Planalto. A marcha, neste momento, está concentrada em frente ao Ministério das Minas e Energia.

O grupo munduruku é o mesmo que já ocupou o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a cerca de 55 quilômetros de Altamira (PA). Os integrantes pedem a suspensão dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia.

Os índios, que chegaram a Brasília há uma semana para se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, exigem ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

O restante do grupo permanece reunido na sede da Funai, impedindo inclusive a entrada dos servidores do órgão indigenista vinculado ao Ministério da Justiça. Segundo a assessoria do Conselho Indigenista Missionário, a ocupação do prédio foi decidida após o grupo ter esperado, por cerca de seis horas, para ser recebido pela presidenta interina da Funai, Maria Augusta Assirati.

Ex-diretora de Promoção ao Desenvolvimento da Funai, Maria Augusta assumiu ontem (10) a presidência da fundação, em substituição à antropóloga Marta Azevedo, que pediu exoneração na sexta-feira (7), alegando motivos de saúde.

esplanada munduruku 2

Ainda segundo a assessoria do Cimi, os índios queriam se reunir com Maria Augusta para pedir transporte para retornarem ao Pará. Os índios também queriam entregar à presidenta da fundação cópia do documento com as reivindicações que apresentaram ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.

Edição: José Romildo / Fotos: Antonio Cruz.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.