MA – Índios guajajara fazem manifestação contra a situação de postos de saúde

No posto de saúde da aldeia Januária, a situação é de abandono. Em uma das salas há até um aparelho de raio-x sem utilização

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Índios da tribo guajajara da Região do Vale do Pindaré reclamam da situação precária em que se encontram os postos de saúde nas aldeias. Para chamar a atenção das autoridades, eles fizeram uma manifestação.

De caras pintadas, eles se reuniram para chamar a atenção das autoridades na reserva em Bom Jardim. “Nós chegamos até esse ponto porque, como podemos observar, a saúde indígena está precária por falta de medicamentos e assistência. Queremos chamar a atenção da coordenação geral da saúde indígena”, explicou o cacique da Aldeia Tabocal, Erismar Guajajara.

As canções durante a mobilização, mais pareciam um pedido de socorro. “A saúde está muito defasada em todas as aldeias da área indígena Pindaré. Até agora não temos nenhuma resposta do governo e da Funasa”, afirmou Daniel Viana Guajajara, cacique da Aldeia Piçarra Preta.

No posto de saúde da aldeia Januária, a sala onde deveria funcionar o consultório odontológico está com parte do forro caído e equipamentos deteriorados. Há uma infestação de morcegos. Na sala de emergência, não há medicamentos. Os armários estão praticamente vazios. Em uma das salas, vários aparelhos estão abandonados há mais de dois anos. No local, até um aparelho de raio-x está esquecido.

“Nossos índios estão morrendo por falta de remédio, de veículos, nos obrigando até a fazer ações criminosas por revolta com o descaso”, disse José Carlos Campos Guajajara, cacique da Aldeia Januária.

A reportagem entrou em contato com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e foi informada que agora quem é responsável pela saúde nas aldeias é a Secretaria da Saúde Indígena, órgão criado pelo Governo Federal, mas em nenhum dos dois telefones fornecidos pela Funasa as ligações foram atendidas.

Compartilhada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.