Os Terena de Buriti: formas organizacionais, territorialização e representação da identidade étnica, por Levi Marques Pereira (para baixar)

LivroUFGD – Através do estudo de caso da população da reserva de Buriti, este livro procura contribuir para o conhecimento acerca da formação social Terena, de suas demandas e estratégias políticas para a viabilização de figurações sociais nas condições históricas atuais. Do ponto de vista acadêmico, amplia a reflexão sobre diversos aspectos das descrições acerca das formas de expressão cultural Terena, disponíveis na bibliografia etnográfica sobre essa população. A atenção está centrada no desenvolvimento do enfoque antropológico de temas relativos à organização social, à etnicidade e aos processos de territorialização. Baixar versão em PDF da Obra.

Sobre o autor:

Levi Marques Pereira possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados e tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Sul Americana. Realizou diversos trabalhos técnicos junto a populações indígenas, como coordenação de grupos técnicos da FUNAI e consultorias antropológicas para o Unicef, Unesco e secretarias de governo, dentre outros.

– Compartilhado por Diógenes Cariaga.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.