Mandela é internado em estado grave com infecção pulmonar

Nelson MandelaSegundo governo sul-africano, a saúde do ex-presidente se manteve “estável” depois que chegou em um hospital de Pretória

Opera Mundi

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, segue “em estado grave, mas estável”, após ter sido internado neste sábado (08/06) em um hospital da cidade de Pretória devido à piora de uma infecção pulmonar, informou o governo da África do Sul.

“Por volta de 1h30 desta madrugada, seu estado de saúde se deteriorou e ele foi levado a um hospital de Pretória. Segue em estado grave, mas estável”, resume o comunicado oficial assinado pelo presidente sul-africano Jacob Zuma.  “O ex-presidente está sob cuidados, e os médicos estão fazendo todo o possível para que melhore e se sinta bem”, acrescenta o texto.

Ainda segundo o comunicado, o presidente Jacob Zuma “deseja a Madiba (como Mandela é conhecido popularmente em seu país) uma rápida recuperação e pede à imprensa e aos cidadãos que respeitem sua intimidade e a de sua família”. Embora o governo não tenha informado exatamente onde Mandela foi internado, alguns jornalistas se concentraram em frente a um hospital em Pretória para comprovar que veículos oficiais e de familiares do ex-governante entram e saem do local, segundo a Sapa.

Após o anúncio da internação de Mandela, alguns partidos e organizações sul-africanos expressaram solidariedade ao líder da luta contra o apartheid. Jackson Mthembu, porta-voz do partido governista CNA (Congresso Nacional Africano), desejou a Mandela, através de um comunicado, os “melhores desejos de uma rápida recuperação, de modo que receba alta em breve e volte aos cuidados e à comodidade de sua casa”. No mesmo tom se manifestaram o Congresso Sul-Africano de Sindicatos, principal central sindical do país, e o Partido Comunista da África do Sul.

O ex-presidente já precisou ser internado em março com o mesmo problema de saúde e recebeu tratamento intensivo durante dez dias, até receber alta em 6 de abril. Nelson Mandela lutou durante 67 anos contra o regime racista do apartheid, imposto pela minoria branca da África do Sul até 1994. Após passar 27 anos na prisão, Madiba recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1993 e se tornou, um ano depois, no primeiro presidente negro da história do país.

Mandela vive entre Johanesburgo e Qunu – cidade no leste do país onde passou sua infância – sob permanente monitoramento medico. Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.