Indígenas participam de discussão do Plano Diretor de SP

indigenas_gaspargarciaRaquel Rolnik – Recebi a notícia abaixo no boletim do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e achei bem interessante! Os indígenas foram um dos grupos do segmento de Movimentos Sociais que participou da revisão pública do Plano Diretor. Vale a leitura para saber quais são seus posicionamentos.

Indígenas participam de discussão do Plano Diretor de SP

Do projeto “A Cidade Como Local de Afirmação dos Direitos Índigenas”

No dia 22 de maio, indígenas marcaram presença nas discussões do Plano Diretor de São Paulo. O evento ocorreu no encontro do segmento Movimentos Sociais com os representantes da Prefeitura responsáveis pelas oitivas públicas. Esta foi uma das diversas reuniões realizadas com os segmentos da sociedade. O destaque desta reunião foi a presença dos movimentos sociais e a força e qualificação de seus pleitos e sugestões ao Plano Diretor.

O movimento indígena compareceu em busca de posicionamentos da atual gestão municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, pontuando a necessidade de um olhar, de uma reflexão e, principalmente, da consulta aos povos indígenas que vivem na cidade sobre políticas públicas que contemplem seus modos de vida no ambiente urbano.

Em uma fala de extrema importância que ilustrou como a realidade do contexto urbano se relaciona com os povos indígenas, Diva, do povo Wassu Cocal, fez a seguinte reflexão: “Imaginem se uma pessoa dançasse o tore [dança tradicional] em cima da cabeça de vocês. Vocês iriam gostar? Agora imaginem se, para exercer a sua cultura, precisassem dançar; vocês gostariam de dançar em um apartamento? Como é que eu vou exercer a minha cultura dentro de um apartamento?”, referindo-se à política de moradia social no formato de apartamentos.

O encontro fez parte da agenda de debates para a revisão participativa do Plano Diretor da cidade de São Paulo, que deverá ser concluída até o final do ano de 2013.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.