Monsanto testa novo trigo transgênico

AFP – Agence France-Presse

A gigante de biotecnologia americana Monsanto, no centro das atenções após a descoberta do cultivo de um trigo geneticamente modificado não autorizado no Oregon, informou esta quarta-feira que está desenvolvendo uma nova cepa transgênica do cereal.

A empresa está desenvolvendo uma nova forma do trigo Roundup Ready wheat, resistente ao herbicida Roundup (glifosato), da Monsanto, e também se concentrou em melhorar os campos, declarou Robb Fraley, gerente de tecnologia da empresa, durante teleconferência com jornalistas.

Claire Cajacob, chefe do grupo de pesquisas sobre o trigo da Monsanto, afirmou que a empresa estava testando um novo trigo transgênico ou manipulado geneticamente na Dakota do Norte, acrescentando que os testes em campo começaram em 2011.

A Monsanto suspendeu os testes da cepa de seu trigo original Roundup Ready em 2005 em meio a preocupações do mercado sobre a aceitação de produtos transgênicos.

A empresa retornou ao campo em 2009, retomando os trabalhos com o trigo com a compra do WestBred, desenvolvedora biotecnológica de trigo.

A cepa de trigo transgênica Roundup Ready original da Monsanto, embora tenha sido considerada segura pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA), não foi autorizada para uso comercial na época em que a Monsanto terminou os testes.

Mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos anunciou uma semana atrás ter descoberto um cultivo em um campo de um fazendeiro do Oregon.

Isto deixou os mercados de exportação sensíveis para organismos geneticamente modificados, e o Japão suspendeu as importações de parte do trigo americano, assim como moleiros sul-coreanos. Enquanto isso, na Europa, autoridades disseram que examinariam as importações dos Estados Unidos em busca de indícios do trigo OGM.

Altos executivos da Monsanto foram incapazes de dar uma explicação de como seu trigo original Roundup Ready estava crescendo no Oregon, mas informaram estar cooperando completamente com a investigação das autoridades americanas sobre o incidente.

Segundo estas fontes, até onde sabem, as sementes originais do trigo Roundup Ready foram destruídas ao final do programa em 2005 ou armazenados em uma unidade do Departamento da Agricultura no Colorado.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.