Do G1 RS
Um grupo de aproximadamente 50 indígenas bloqueia os dois sentidos da BR-285 na localidade de Mato Castelhano, Região Norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (3). Durante a manifestação, um agricultor entrou em conflito com os índios, foi agredido e teve seu veículo, uma caminhonete, danificado. O homem foi encaminhado para o Hospital de Passo Fundo com escoriações.
O protesto pede demarcação de terras indígenas e teve início por volta das 8h20. A cada 30 minutos, os manifestantes tomam a rodovia e impedem o trânsito de veículos. A passagem é liberada apenas em casos de emergência para ambulâncias, carros da polícia e dos bombeiros.
De acordo com informações da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal, que têm equipes no local, a situação está sob controle. A expectativa é de que o bloqueio se encerre até as 17h.
Também no Norte do estado, outro grupo de índios bloqueia a BR-480, próximo à reserva do município de Benjamin Constant do Sul. A Brigada Militar informa que a manifestação é pacífica. O protesto seria por melhorias nas condições de saúde e também por demarcações de terras.