Carta de apoio dos Pataxó Hãhãhãe aos Terena

Oziel Gabriel
Oziel Gabriel

Nós indígenas Pataxó Hãhãhãe estamos surpresos e indignados com o assassinato do nosso parente Terena Oziel, durante os excessos da ação policial repressiva que visou mais uma vez intimidar nossas comunidades e fazer prevalecer os interesses dos latifundiários invasores de nossas terras.

Não podemos ser passivos, nem muito menos coniventes, com a conjuntura atual de tentativa de destituição de nossos direitos que foram assegurados constitucionalmente em 1988. Quantos anos de luta e de exploração, extorsão, expropriação e assassinatos nossos povos originários já sofrem. É inadmissível que após 500 anos de colonização, continuemos sendo tratados como meros empecilhos aos interesses de grupos políticos e econômicos de povos que invadiram nossas terras.

Expressamos nosso apoio à luta Terena, que é uma luta de todos os indígenas do Brasil. Estamos uns do lado dos outros, e queremos que nossos parentes saibam que podem contar com nossa força. Nossos guerreiros são seus guerreiros também. Faremos valer nossos direitos assegurados constitucionalmente, e não ficaremos parados enquanto tentam nos destituir dos espaços que conquistamos em cinco séculos de muita luta.

Nós indígenas nos consideramos brasileiros, mas parece que este país, nas ações de seus políticos e das elites, nos vê apenas como obstáculo aos “interesses nacionais”. Não ficaremos passivos diante disto.

Sabemos que o povo brasileiro decidiu nos respeitar como parte integrante desta nação, entendendo que nossas diferenças culturais e nossos espaços físicos, nossos territórios, devem ser respeitados. Sabemos claramente quem está tentando dar um golpe nas leis, e no próprio povo, para nos espoliar em sua ânsia de tomar até o último pedaço de Terra Indígena, e contra estes iremos lutar.

Não precisamos do aval de ninguém para ocupar nossas terras, e sabemos muito bem quais são e onde estão. Não abriremos mão de mais nada, já permitimos demais.

Cacique Nailton Muniz Pataxó.

Carta de apoio dos Pataxó Hãhãhãe aos Terena

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.