Belo Monte: Indígenas voltam a exigir presença de ministro após conversa com assessor

União em Belo Monte. Foto - Lunae Parracho (REUTERS)
União em Belo Monte. Foto – Lunae Parracho (REUTERS)

Xingu Vivo – Após reunião de meia hora com um representante da Secretaria Geral da Presidência da República na tarde desta quinta, 30, indígenas que ocupam Belo Monte reafirmaram a exigência de que o ministro Gilberto Carvalho compareça ao canteiro de obras, ocupado desde segunda-feira por cerca de 170 pessoas.

Segundo relato de Valdenir Munduruku, o Coordenador de Movimentos do Campo e Território da Secretaria Geral, Nilton Tubino, que chegou ao local por volta das cinco da tarde de hoje, apresentou a proposta de que uma pequena comissão de indígenas da ocupação fosse à Brasília reunir-se com o ministro, no dia 4 de junho.

A proposta não foi aceita, e os ocupantes reforçaram o convite para que Carvalho fosse ao canteiro. “Nós dissemos ao funcionário do governo: nós vamos permanecer acampados, firmes, e pedimos que o ministro venha pessoalmente. Nossa conversa será com todos, e aqui”, afirma Valdenir.

Tubino afirmou que levaria a demanda ao ministro por telefone, e que até o final da noite daria uma resposta aos manifestantes.

Já os indígenas disseram que temem que a violência ocorrida pela manhã no Mato Grosso do Sul, onde um Terena terminou morto a tiros pela Policia Federal durante uma ação de despejo, pudesse se repetir no canteiro, mas reafirmaram que não sairão e que a responsabilidade por qualquer violência seria do governo federal. “Nós sabemos que eles mataram um parente no Mato Grosso do Sul hoje, é isso o que eles farão aqui?”, questionou Valdenir Munduruku.

Enviada por Elen Pessôa para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.