Rio, Cidade Maravilhosa: Desabrigados da Favela Bandeira 1, 23 de maio de 2013

Rio de Janeiro/RJ
Foto: Ratão Diniz

Desabrigados por conta do incêndio ocorrido no dia 15 de maio de 2013, os moradores da favela Bandeira 1, em Del Castilho não tem pra onde ir. Neste momento estão em casas de parentes, amigos, igrejas e barracos que ainda restam na própria favela.

Foto: Léo Lima
Foto: Léo Lima

Hoje pela manhã, recebemos a notícia que a prefeitura estaria indo ao local para remover os barracos que ainda permaneciam de pé e que logo serviam de abrigo para os demais. Chegando ao local, nos deparamos com responsáveis da subprefeitura, policiais, agentes de “conservação”.

Foto: João Lima
Foto: João Lima

O agente da subprefeitura, que não quis ser identificado, alegou que o terreno teria sido condenado por área de risco. Ele, ou melhor, o Sr Orlando Erdite de Jesus, expôs a todos que tinha autoridade para mandar demolir todos os barracos.

Os moradores, que já residem no local há mais de 15 anos, por sua vez estavam revoltados! Segundo a vice-presidente da ass. Cristiane Roque,uma demanda de cheques para o aluguel social seria entregue logo após os cadastramentos, porém, 250 pessoas da favela, somente 21 pessoas receberam o auxílio, de R$ 400,00, mesmo todas estando devidamente cadastradas.

Foto: Edmilson de Lima
Foto: Edmilson de Lima

O cenário era desastroso!!! São telhas, madeiras e muitas cinzas pelo chão. Mães com cinco e seis filhos, sem terem remédios, fraldas, alimentos e roupas. A convivência com esgoto a céu aberto traz sérios riscos a saúde, assim como os ratos e baratas que circulam pelos barracos com 8 a 12 pessoas em cada.

Foto: Ratão Diniz
Foto: Ratão Diniz

Com cartazes, pedidos por justiça e muita raça, os moradores fizeram um protesto simbólico e pacífico no lugar onde ficavam as casas incendiadas. De maneira voluntária, alguns comunicadores informavam a todo o momento para outros colegas da mídia a situação, assim como outros órgãos públicos que lutam pelas causas do povo.

Depois de intenso protesto, a defesa civil chegou ao local e concedeu a doação de 50 colchões e lençóis, encaminhando o Presidente da Ass.dos Moradores até a subprefeitura da zona norte para pegar mais 50 cestas básicas.

Foto: Léo Lima
Foto: Léo Lima

No fim da tarde, todos foram embora e nenhuma demolição foi executada. Porém, os moradores esperam que algum defensor público possa ajudá-los nesse caso, pois entendem que o aluguel social ajuda, mais não resolve o problema maior das famílias. Afinal, as dificuldades serão inúmeras para encontrar uma nova casa e principalmente mantê-las depois do fim do auxílio, sem contar o risco da poeira baixar, a prefeitura fazer as demolições e alegar novos acontecimentos.

Foto: Ratão Diniz
Foto: Ratão Diniz

Os moradores da bandeira 1, não querem morar em abrigos populares, eles brigam agora por moradias de direito, dignas e de qualidade.

Texto: Léo Lima
Veja mais em nossa galeria

Para doações:

  • Falar com Léo Lima (9247-5067) – Ivana Baiana (9605-0937)
  • Entregar na favela Bandeira 1 – Rua Domingos Magalhães, 750, Del Castilho/Maria da Graça – debaixo do viaduto do Nova América. Tratar com Kelly, Isaac, Cristiane ou Marcos (moradores)
  • Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, Av. Suburbana, 2233 – na portaria

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.