Curso apoiado pelo UNFPA é premiado pelo Conselho de Saúde de Porto Alegre

UNFPA

O Projeto [email protected] em Saúde da População Negra recebeu, no último dia 16/05, o prêmio Destaque em Saúde, entregue pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Alegre. O projeto, premiado na categoria “Educação em Saúde”, é  coordenado pela Área Técnica de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e com o UNFPA, Fundo de População da ONU. A indicação ao premio foi feita pelos conselheiros/as do CMS.

O projeto oferece cursos de promotores e promotoras em saúde da população negra, desenvolvidos ao longo do ano, com duração de 96 horas-aula. O primeiro curso foi realizado ao longo do ano de 2012, com a participação de Lucia Xavier, coordenadora da Criola, organização de mulheres negras; contou com 50 alunos inscritos, dos quais 44 concluíram a formação, sendo 39 trabalhadores/as da saúde de diferentes categorias (enfermeiras, médicas, agentes de saúde, psicologas) e 5 conselheiras/os de saúde.

No final da primeira edição do curso, foi elaborado um projeto por região de saúde do município, a ser desenvolvido pelos/as [email protected] em saúde de cada região. Este ano o curso será oferecido em 3 oportunidades, sendo duas turmas com início nesta semana e uma terceira turma em junho. O projeto também prevê a avaliação e o monitoramento das ações, em reuniões mensais com a Área Técnica de Saúde da População Negra. Os encontros também discutem temas para o aprofundamento da temática da saúde da população negra.

Enviada por Emanuelle Goes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.