Rio de Janeiro sedia IV Encontro estadual de comunidades quilombolas

Projeto desenvolvido em comunidades quilombolas com parceria da SEPPIR será apresentado no Encontro, que acontece de sexta-feira até domingo (17 a 19 de maio) em Araruama (RJ)

SEPPIR – O IV Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro acontece entre sexta-feira e domingo (17 a 19 de maio), no município de Araruama. Na ocasião, será apresentado ao público o projeto “Apoio ao fortalecimento político e protagonismo das comunidades quilombolas do Rio de Janeiro”, financiado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e desenvolvido pela entidade ecumênica Koinonia, em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ).

A programação inclui também discussões sobre os contextos estadual e nacional que envolvem os quilombolas, bem como a montagem do cronograma de atividades e trocas de informações. Haverá ainda uma mostra de artesanato e de outros produtos feitos pelas comunidades.

Fruto de convênio entre SEPPIR, Koinonia e ACQUILERJ, o projeto tem a finalidade de desenvolver ações de formação em todo o estado, disseminando informações de forma a promover o protagonismo dos quilombolas nos processos decisórios e fortalecer a identidade étnico-racial, cultural e política do segmento.

Entre os objetivos do convênio, está o apoio a ações de fortalecimento institucional das comunidades, com ênfase para a dimensão organizativa e de controle social. O projeto também prevê a criação de espaços de diálogo e intercâmbio direto para o movimento quilombola do Estado; a capacitação de lideranças em direito, legislação e políticas públicas específicas; e a elaboração e gestão de pequenos projetos locais.

A parceria também tem como objetivo manter espaço virtual de notícias em diálogo direto com as comunidades, além da produção de material impresso sobre direitos quilombolas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.