XI Semana de Ciências Sociais da UFMG

XI semana UFMG

Mesa 05: Imagina depois da Copa? – O legado dos megaeventos esportivos para as grandes cidades brasileiras

A série de megaeventos esportivos que ocorrerão em breve no Brasil, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, marcará a história das cidades brasileiras. Como esses eventos geram grandes expectativas para o setor público, os agentes econômicos e a população, observa-se atualmente grande mobilização pública por “adaptar” as nossas cidades para estes novos tempos, por meio, principalmente, de enormes intervenções urbanísticas. Nesta mesa, discutiremos o futuro das nossas cidades após a era dos megaeventos, tentando compreender os efeitos a curto e longo prazo das transformações que vivemos para o futuro dos principais centros urbanos brasileiros.

Mesa 06: Juventude indígena e a construção de um novo movimento indígena.

O intuito dessa mesa é discutir as mudanças ocorridas no movimento indígena tendo como ponto central a maior participação da juventude nas lutas indígenas. O objetivo é traçar um breve apurado histórico das pautas de lutas e da organização do movimento, para se debruçar sobre o atual contexto da questão indígena no Brasil, abordando temáticas relacionadas ao perfil das novas lideranças indígenas e a crescente participação dos jovens como atores sociais de peso nas tomadas de decisões.

Mesa 07: Tráfico de Pessoas e Prostituição

Esta mesa tem como proposta abordar e discutir a temática do tráfico de pessoas e da prostituição, temas em emergência no debate público contemporâneo, sob perspectivas feministas. Espera-se que sejam contemplados na fala das/os palestrantes assuntos referentes à: migração, rotas de tráfico, cafetinagem, regulamentação da prostituição, classe e autonomia. A discussão acerca do tráfico de pessoas e da prostituição se faz de suma importância, uma vez que os discursos em torno da temática não são consenso dentro do debate feminista.

Encerramento:

O objetivo da mesa de encerramento é realizar um resgate histórico acerca das Ciências Sociais no Brasil no que concerne à sua participação em questões sociais e políticas do país. Para isso, contaremos com o depoimento dos palestrantes convidados, de modo a abordar a temática do ofício do Cientista Social e da relação entre conhecimento e sociedade na prática desse campo do saber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.