Belém do Pará terá seminário da SEPPIR sobre ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’ nesta sexta

seminário belém

SEPPIR – Evento acontece nesta sexta (17 de maio), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA, com participação da ministra Luiza Bairros. Haverá transmissão ao vivo, na Internet, pelo endereço www.aids.gov.br/mediacenter

‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’, é o tema do seminário que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza nesta sexta-feira, 17 de maio, de 9h às 18h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas S/n°), em Belém- PA. Os interessados em participar devem enviar mensagem eletrônica com nome, telefone e órgão ou entidade, para o endereço: [email protected].

A abertura terá a presença da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, autoridades do governado do Estado, da prefeitura de Belém, da coordenadora de Igualdade de Gênero da Malungo – Coordenação das Associações das Comunidades Quilombolas do Pará, Luiza Betânia Alcântara e da liderança tradicional de Matriz Africana, Mame’tu Nangetu, Oneide Monteiro Rodrigues.

A programação inclui duas mesas redondas. A primeira acontece a partir de 10h e tem como debatedores WandeAbimbola, professor emérito de Linguística e Línguas, fundador e presidente do Instituto do Patrimônio Ifá – Oyo, na Nigéria; Silas Nogueira, professor titular do Centro Universitário Moura Lacerda e pesquisador do CELACC-ECA-USP (Centro Latino-Americano de Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo); e Valdina Oliveira Pinto, professora, liderança tradicional de Matriz Africana, Makota Valdina.

A coordenação será feita por Silvany Euclênio, secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR.

Às 14h30, tem início a segunda mesa redonda, que tem como debatedores Felício Pontes, procurador da Procuradoria Geral da República; Maria Rosalina Silva, vereadora de Queimada Nova/PI e titular da Coordenação Nacional de Quilombos – CONAQ; Alfredo Wagner, professor da Universidade do Estado do Amazonas, do Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas – CESTU e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social. A mediação será de Edmilton Cerqueira, coordenador de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

A programação segue com o debate, às 16h30, e o encerramento acontece às 18h.

Tempo real

O Seminário ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’ terá transmissão on line pelo endereço www.aids.gov.br/mediacenter.

Agenda

O evento é o quinto de uma série que acontece desde março para promover a reflexão e o diálogo sobre inclusão racial no país e, integra a programação comemorativa dos dez anos de criação da SEPPIR e a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo. No dia 24 de maio, Porto Alegre-RS, encerra as atividades discutindo ‘Oportunidades para a Juventude Negra’.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.