Colam grau hoje 43 formandos indígenas Guarani Kaiowá

Indígenas saem aptos a atuarem como professores nas aldeias do país afora – Foto assessoria.
Indígenas saem aptos a atuarem como professores nas aldeias do país afora – Foto assessoria.

Jornal Agora MS

Colam grau nesta sexta-feira, dia 10 de maio, 41 formandos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, indígenas da etnia Guarani Kaiowá que agora atuarão como professores nas aldeias de Mato Grosso do Sul e do país, qualificados em matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências sociais.

Atualmente, há cerca de 23 cursos desse gênero em todo o Brasil e, em Dourados, a iniciativa surgiu do Movimento de Professores Guarani e Kaiowá, com parceria a de muitos profissionais da área da Educação do Estado/MS, Universidades (UFMS, UCDB, UEMS, UFRR, UFMT), Secretarias Municipais de Educação do Estado, FUNAI, MEC e políticos locais.

Em 2006, com a implantação da UFGD, a proposta foi aceita e o curso começou a funcionar em parceria com a UCDB, FUNAI, SEMEDs do cone sul do Estado e da SED/MS. As organizações Guarani e Kaiowá, juntamente com estas instituições, vêm orientando o perfil do curso e construindo um diálogo de respeito na definição de novos conhecimentos e de novas áreas de estudo.

O Curso de Licenciatura Indígena tem a modalidade alternância desenvolvida por pesquisadores internacionais com o objetivo de colocar em prática uma nova teoria sobre a educação popular. Esta modalidade de ensino não era com o intuito de formar alunos como nas escolas urbanas comuns, mas, sim, fazer com que os filhos de lavradores e até mesmo os próprios lavradores desenvolvessem uma forma mais digna e lucrativa para a vida no campo.

Ao voltar-se para a realidade do contexto indígena, o curso está composto por dois blocos: Bloco I também denominado Núcleo Comum [de um ano e meio] com um currículo único para todos os acadêmicos e Bloco II também denominado Núcleo Específico [de dois anos e meio] organizado em quatro grandes áreas de formação especializada: Educação Intercultural e Ciências Sociais; Educação Intercultural e Linguagens; Educação Intercultural e Matemática; Educação Intercultural e Ciências da Natureza.

Solenidade

A colação de grau da Licenciatura Intercultural Indígena acontecerá no dia 10 de maio, às 14h, no Auditório da Unidade 2, com cerimônia aberta ao público. O nome da turma é Amilton Lopes, e são patrono e paraninfa, respectivamente, os professores Antonio Brand (in memorian) e Nely Aparecida Maciel.

Veja quem são os formandos

Matemática: Abigail Vera Duarte, Claudete Vera, Devanildo Ramires, Elivelton Souza, João Benites Riquelme, Rogério Vilhalva Mota, Oriel Benites, Sergio Morales, Venâncio Cáceres , Walmiro Fernandes.

Linguagens: Alfredo Martins, Almério Dias Martins, Anardo Concianza Jorge, Catalina Rodrigues de Souza, Eldo Ramires Cano, Fatima Fernades Machado, Huto Vera, Pedro Duran, Ramona Martins Garay.

Ciências Sociais: Adélia Sousa Rocha, Ananir Lescano, Clara Barbosa de Almeida, Elieser Benites, Flavio Vilhalva Freitas, Marilete da Silva, Rosaniz Martins Pontes, Rosely Quevedo, Vanoiria Martins Fernandes, Zuleine Garay Duarte, Nice Lisiane Nelson e Onérimo Godoy.

Ciências da Natureza: Adilson Benites, Braulina Isnard, Edson Vera, Fátima Rocha Ajala, Jacy Cariz Duarte Vera, Josimara Ramires Machado, Mônica Benites, Onésio Dias, Silvia Fernandes Paulo, Zunilda Aquino, Jussara Marques e Isaias Martins.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.