UFPA realiza II Semana do Calouro Indígena

exibirUFPA – Entre os dias 7 e 9 de maio, a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza a “II Semana do Calouro Indígena UFPA 2013”. O evento será realizado no Auditório Setorial Básico II, no Campus Básico da UFPA. O tema deste ano é “Igualdade e diversidade na universidade: um caminho (im)possível”. Esta programação é realizada para receber os calouros indígenas que foram aprovados no Processo Seletivo Especial para Povos Indígenas em 2013.

De  acordo com o presidente da APYEUFPA, Edimar Fernandes, o objetivo do evento é promover maior interação de lideranças e calouros indígenas com a comunidade acadêmica, por meio da participação ativa nos diálogos necessários para a formação acadêmica nesse contexto interétnico.

Programação 

A Semana vai discutir as políticas afirmativas, bem como a avaliação das ações da UFPA e das demais instituições para garantir a permanência e o sucesso dos indígenas nos cursos ofertados pela Instituição. Participarão do evento o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, professores da UFPA, representantes de órgãos públicos e lideranças indígenas. “A proposta do projeto é proporcionar informações, palestras, discussões, acolhimento e interação com outros indígenas estudantes, assim como com não indígenas, preparando-os, previamente, para a estada na universidade, essa preparação diminuirá os índices de evasão que ainda são altos”, afirma Edimar.

Ainda segundo Edimar Fernandes, realizar esta Semana do Calouro é fundamental, pois “será a possibilidade de a comunidade acadêmica conhecer e compreender melhor os assuntos relacionados à diversidade, já que proporcionará discussões sobre questões que se referem aos povos indígenas, superando relações históricas de exclusão pelo preconceito e discriminação.”

APYEUFPA

A Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) foi criada em dezembro de 2011 pelos indígenas estudantes na UFPA. A entidade foi pensada com o objetivo de proporcionar melhorias nas condições de vida dos indígenas e também minimizar o impacto e as dificuldades daqueles que ainda pretendem ingressar via reserva de vagas, esclarecendo dúvidas, proporcionando interação com outros indígenas.

Serviço
II Semana do Calouro Indígena UFPA 2013
Data: 7, 8 e 9 de maio
Local: Auditório Setorial Básico – Campus Básico da UFPA.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação Institucional
Fotos: Alexandre Moraes

Compartilhada por Edimar Fernandes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.