AC – Assentados de Feijó recebem títulos entregues pelo Incra

Incra

A entrega de 44 títulos para assentados do Incra Acre no assentamento Berlim Recreio, em Feijó (AC), marcou a conclusão das atividades de campo nos municípios que compõem as regiões do Purus e Juruá – desencadeada durante a semana pelo superintendente Idésio Franke e equipe técnica, que promoveram reuniões e audiências públicas com trabalhadores rurais, movimentos sociais, vereadores e prefeitos.

Com o recebimento do Título da propriedade rural a família assentada passa a ter mais mobilidade no acesso às políticas públicas disponibilizadas pelo Governo Federal, como linhas de crédito e até aposentadoria. Essa etapa de entrega para o assentamento Berlim Recreio beneficiou cerca de 200 pessoas.

O município de Feijó possui quatro assentamentos, numa área de 32 mil hectares, e um público de 761 famílias assentadas, com o forte da produção voltada para a agricultura – destaque para a farinha, graças ao cultivo de mandioca em grande escala, e o cultivo de leguminosas, como arroz e milho.

Após uma espera por mais de 20 anos o agricultor Francisco Soares da Silva, 40, e a esposa Maria das Chagas, 33, avaliam que agora, de fato, suas vidas vão dar uma guinada, pois o título representa uma conquista concreta por tantos anos de trabalho.

Residentes na Colônia Sonho de Morar, junto com os cinco filhos, o casal sobrevive do cultivo de roçados de subsistência, com o plantio de mandioca para produção de farinha, arroz, milho, feijão e criação de pequenos animais domésticos. “Somos filhos de agricultores e só sabemos viver do que a terra dá. Agora com o título temos mais segurança e mais ânimo pra seguir na lida”, reforçou o trabalhador.

A equipe do Incra esclareceu que para este ano em Feijó serão realizadas cerca de 80 vistorias de áreas para fins de desapropriação, sendo 30 nas imediações do rio Envira. Também há perspectivas para aplicação de Crédito Mulher, assim como a prestação de assessoria técnica, que qualifica as assentadas para definirem em quais atividades têm elas mais aptidão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.