2ª Reunião Plenária do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais

A Coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais (FPEDERMG): Professora Dra. Silvani S. Valentim, no uso de suas atribuições, convida para Reunião Plenária dia 08 de maio de 2013, às 14hs.

Prezados (as),

2013 é um ano importante para todos (as) nós professores (as), educadores (as) e ativistas dos movimentos sociais e movimento negro, estamos comemorando dez anos da Lei 10639/03. Gostaríamos que as nossas reuniões do Fórum Estadual contassem com a participação do maior número de representantes para discutirmos e planejarmos conjuntamente ações voltadas para a implementação da referida Lei.

Uma ação que julgamos importante é convocar secretarias de educação do estado e da Região Metropolitana de Belo Horizonte para apresentarem suas políticas de promoção da igualdade racial na educação e ações efetivas de implementação da Lei 10639/03. Acreditamos que alguns passos já foram dados, mas que ainda são necessárias muitas ações para alcançarmos o que postula o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Pretendemos criar em nossas reuniões momentos de discussão, informação, apontamentos de propostas e também momentos de formação. Que poderá acontecer no formato de relatos de experiências exitosas na implementação da Lei; palestras com temas relevantes para a temática, lançamentos de livros, performances poéticas e teatrais, contação de histórias etc.

Contamos com sua presença na nossa reunião para que não deixemos que a Lei 10639/03 se torne apenas algumas palavras no papel, mas que possa ganhar vida nas escolas. Esse movimento requer que um número maior de pessoas assuma o compromisso de levar a luta à diante. Precisamos nos fortalecer para cobrar políticas mais efetivas dos governos em todas as instâncias.

Pauta da Reunião

 
1) Acolhida e apresentação dos(as) presentes.
 2) Contação de história com o professor e  ator Evandro Nunes Lima.
 3) Breve histórico do FPEDERMG – Maria do Carmo Barbosa Galdino e Edson Silva Filho – Ex- Coordenadores do Fórum.
 4) Relato da pesquisa:  Práticas pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/03: Resultados da pesquisa nacional – Dra. Vanda Lúcia Praxedes – Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais/Coordenadora Executiva do Programa Ações Afirmativas na UFMG/Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas – NERA e do Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais da FAE/UEMG – NEPPER
 5)Construção de agenda e pauta de discussão pelos 10 anos da Lei 10639/03 e fortalecimento do Fórum Estadual.
6) Informes.
7) Sorteio de livros.
8) Encerramento.
Serviço:
2ª Reunião Plenária do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais
Local: Auditório do CEFET-MG – Campus VI
Av. Amazonas, 5855. Gameleira (mesma entrada onde antes funcionava a Secretaria de Estado da Educação de MG). Tel. 33793000.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.