Campanha do beijo recebe adesão de 600 pessoas

Objetivo é mostrar que toda a forma de amor é importanteLEO FONTES
Objetivo é mostrar que toda a forma de amor é importante
LEO FONTES

Organizadores vão usar imagens para incentivar outros projetos no país

Ricardo Vasconcelos – O Tempo Online

Como forma de vencer o preconceito por orientação sexual e acabar com a homofobia no Brasil, cerca de 600 pessoas participaram, ontem, em Belo Horizonte, de uma campanha intitulada “Beijos contra a intolerância”. A sessão de fotos – que serão divulgadas em uma página do Facebook (Una-se Contra a Homofobia) – foi realizada no campus do Centro Universitário UNA, no bairro de Lourdes, na região central da capital mineira. A iniciativa registrou cenas de beijos de casais gays, travestis, transexuais, mães e pais de homossexuais, além de amigos e muitos heterossexuais.

“A campanha expressa essa preocupação em promover o respeito pela diversidade sexual e os direitos humanos, ainda mais com a disseminação de atitudes racistas e preconceituosas, principalmente, por parte dos líderes de seitas fanáticas”, explicou o idealizador do projeto, Júlio César Pessoa, coordenador dos cursos de cinema e moda da UNA.

A crítica do professor se refere ao deputado federal Marcos Feliciano (PSC-SP), que, mesmo com várias declarações consideradas racistas e homofóbicas divulgadas na mídia, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara Federal.

“O racismo é crime, e ele não pode ocupar essa cadeira. Nos Estados Unidos, por exemplo, atitudes desses tipo de seitas são monitorados pelo FBI, o que também deveria ser feito pela Polícia Federal no Brasil”, disse.

No último dia 22, aconteceu a primeira sessão de fotos idealizada pelos educadores, que deu início ao projeto. Ontem, foi a segunda etapa da campanha. O próximo passo ocorre nesta semana, quando os idealizadores do projeto vão convidar, pela rede mundial de computadores, pessoas de todo o país para que possam publicar fotos de beijos.

Mãe Coragem

Mãe de um rapaz homossexual, a aposentada Iane Ishida, 77, resolveu participar da sessão de fotos para lutar contra a violência sofrida pelos homossexuais, principalmente, por parte dos grupos de skinhead.

Movimento resultou em fila
Durante a sessão de fotos, na manhã de ontem, houve fila, para participar do ato. Participaram pessoas de diversas idades, grupos sociais e profissões, todos interessados em manifestar apoio á iniciativa.

A estudante Bárbara Oliveira, 19, convidou a amiga Marcela Durães, 20, para fazer a cena do beijo em um estúdio montado no campus. “Acho importante mostrarmos o amor entre amigos, sejam homens ou mulheres”, disse.

Assim como ela, a professora Fernanda Dusse, 26, e o amigo, Arthur Freiras, 27, promoveram várias cenas de beijos. (RV)

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.