Arpin Sul: Resposta ao presidente da câmara dos deputados de Prudentópolis Julio Cesar Makuch

Majuch nãoEm resposta a declaração feita pelo presidente da câmara dos deputados de Prudentópolis, Julio Cesar Makuch (PSD), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – Arpin Sul condena a forma como ele tratou os indígenas da região ao mobilizar todo o município para destratar as comunidades que passam pela cidade. Este é um ato que mostra que o racismo e o preconceito, ainda não desapareceram.

Além do mesmo destratar os princípios constitucionais como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre Povos Indígenas e Tribais e a Constituição Federal da Ordem Social dos índios, ele tenta coibir toda a população sem ter conhecimento sobre a realidade que as comunidades indígenas da região sul vivem e muito menos dialogar com estas comunidades. E como um representante da sociedade feriu toda a comunidade indígena do Paraná. O sobrenome do presidente indica que ele tem origem de outro povo, e em solo brasileiro o respeito do povo nascido nesta terra é extremamente necessário para vivermos em paz.

Julio Cesar Makuch, também é contra a construção da casa de passagem na cidade pois,  alegou que o Município tem outras prioridades na Educação e na Saúde. E apelou para a população da cidade não dar comida, roupa e ainda não comprarem os artesanatos destas comunidades. Venda essa que muitas vezes é a única maneira encontrada pelas comunidades para garantirem sua independência financeira e poderem sustentar suas famílias.

Diante desta truculência social a Arpin Sul está buscando os mecanismos jurídicos para que o autor da declaração seja punido por danos morais e calúnia. Desde a fundação da Arpin Sul, nós lutamos e desenvolvemos nossos trabalhos em prol das comunidades da região sul para melhorar a maneira da política voltada para as comunidades e ainda dar visibilidade aos povos desta região para não regredirmos socialmente. É uma luta árdua, mas não podemos deixar que situações como estas impossibilitem o desenvolvimento das nossas próximas gerações.

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – Arpin Sul.

Curitiba, 26 de abril de 2013.

Para saber mais:

PR – Presidente da Câmara pede que população trate mal os índios em Prudentópolis

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.