Uranium Film Festival Rio de Janeiro 2013, de 16 a 26 de maio, no MAM

Uranium Film Festival

O Uranium Film Festival, o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, foi criado em 2010, com a primeira edição em Maio de 2011, no Rio de Janeiro. Ele é o primeiro festival mundial de documentários, ficções & animações de curta e longa metragem sobre toda a cadeia da energia nuclear: da mineração de urânio às centrais nucleares e lixo radioativo, das primeiras bombas atômicas às armas modernas fortificadas com urânio, de Hiroshima, Chernobyl à Fukushima.

Cinema, Arte & Informação: O festival reúne Cinema, Arte & Informação para informar a população sobre algo que é invisível  que não tem cheiro e nem gosto, mais que pode matar. Energia nuclear e radioatividade são assuntos que podem afetar todo o mundo. O lixo nuclear já produzido, por exemplo, pelas as Usinas Angra 1 e 2 precisa ser cuidado por mais de cem mil anos. Está a sociedade brasileira preparada para isto? Informação é a frase chave. E o filme é o melhor veículo para transportar esta informação sobre a natureza, tecnologia e os riscos de elementos radioativos e da indústria nuclear.

O festival quer também dar visibilidade aos vários diretores “nucleares” que muitas vezes arriscam suas próprias vidas para realizarem este trabalho, como por exemplo Roberto Pires, autor de “Césio 137. O Pesadelo de Goiânia” (1989). Roberto Pires morreu de câncer, em 2001, provavelmente por causa da contaminação com o césio 137, durante a produção deste importante filme sobre o acidente com césio em Goiânia – o Chernobyl do Brasil. Com o prêmio “Oscar Amarelo” para os melhores filmes (Curta, Longa e Animação) queremos estimular novas produções sobre o assunto nuclear, um assunto de interesse público e fundamental para a sobrevivência da Humanidade. Este ano vamos ter mais um “Oscar Amarelo” para o melhor filme escolar (documentaristas menores de 18 anos), o “Oscar Amarelo Escolar”.

O festival é um festival mundial com mostras itinerantes em outras cidades e países. O festival já foi realizado em 2011 em São Paulo, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Em 2012, o festival esteve em Lisboa, Berlim, e uma grande turnê à Índia, passando por 10 metrópoles indianas: De Nova Delhi à Mumbai e Hyderabad.

Para ter acesso a programação e maiores informações, clique AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.