Tribunal realiza 1º casamento civil em aldeia no Paraná

Conselho Nacional de Justiça – Com a celebração de três casamentos civis indígenas, a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Programa Justiça nos Bairros, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), deu início aos trabalhos na região. O objetivo é oferecer aos índios, a partir dos próximos dias, condições para efetuarem registros civis, regularização das famílias, carteiras de trabalho, inclusive com transporte cedido pelo prefeito de Nova Laranjeiras, Lineu Gomes.

Segundo a juíza diretora do Fórum de Laranjeiras do Sul, Luciana Luchtenberg Torres Dagostim, a comarca vai trabalhar com afinco para regularizar a situação dos cidadãos da aldeia. O início da cerimônia se deu com o canto do Hino Nacional em Kaingang, seguindo as tradições preservadas pela comunidade indígena.

A solenidade foi prestigiada por juízes da comarca, membros do Ministério Público e representantes dos poderes Executivo e Legislativo da região. “Saio muito satisfeita ao ver a movimentação e a união de forças em prol da regularização dos direitos dos índios”, comentou a desembargadora Joeci Camargo.

Fonte: TJPR

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.