Incra em Alagoas inicia demarcação do assentamento Belo Horizonte

Foto: Ascom Incra/GO

Incra – Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, acompanhados da superintendente regional Lenilda Lima, começaram nesta terça-feira (23) a demarcação topográfica do assentamento Belo Horizonte, construído na Fazenda Onça, no município de Lino, a 100 quilômetros de Maceió. Com mais de 2 mil hectares, o assentamento está entre os quatro maiores de Alagoas e exigirá um trabalho contínuo de três meses para delimitar seus 210 lotes previstos.

O coordenador da Cartografia do Incra, engenheiro agrimensor Aparecido Antônio, explica que o trabalho iniciado consiste na medição e identificação das vértices e das parcelas, no levantamento dos córregos, nascentes e estradas, e na indicação das áreas de preservação permanente e de reserva legal. No encontro de hoje com os assentados, ele esclareceu dúvidas e ressaltou que, com a demarcação, experiências produtivas diversificadas podem ser iniciadas.

Isso é o que planeja a assentada Maria da Silva, que se disse recompensada com o trabalho do Incra. “Hoje temos adolescentes que nasceram aqui dentro, na época de acampados. Agora, podemos ter a certeza de que nossa vida vai continuar e nossas famílias vão viver dessa terra aqui”, afirmou. Os trabalhadores do Belo Horizonte já tiveram acesso aos créditos iniciais e à construção de moradias. Com a topografia, poderão agora acessar linhas especiais de financiamento da produção, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.