“Nunca é dia deles no Brasil”, foto e legenda de Bernardo Salce*

19 de Abril está marcado no calendário brasileiro como o Dia do Índio, mas todos os demais dias não pertencem a eles. A população indígena brasileira vem sendo massivamente dizimada desde o século XV e durante a ditadura militar (1964-85). Hoje os poucos povos remanescentes estão lutando pelo seu direito ao território, ameaçados pelo agronegócio, a mineração e a destruição ambiental.

Este jovem não tem uma história diferente – seu povo, originário do estado nordestino da Bahia, foi expulso de suas terras. Ele agora vive na grande área metropolitana de Belo Horizonte, no sudeste do Brasil, tentando sobreviver com o dinheiro que consegue vendendo artesanato tradicional de sua tribo.

*Bernardo Salce é um ativista do meio ambiente e fotógrafo freelancer especializado em natureza e sócio-ambientalismo. É formado em advocacia, já trabalhou em ONGs da África do Sul e de Portugal, e está terminando seu mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, na Universidade Nova de Lisboa. Ele também mantém um blog com seu nome (basta clicar). Esta foto foi tirada para o projeto “Índios Urbanos, da Revista Viver Brasil Agência i7.

Tradução livre de texto publicado pela organização Human Rights and Democracy no dia 19, homenageando os nossos Povos Indígenas. Compartilhado por Marina Lourenço.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.