CE – Caminhada pede justiça para José Maria do Tomé, executado com 25 tiros, em 21/04/2010, no Apodi

Terceira Romaria da Chapada do Apodi reuniu cerca de 200 pessoas neste sábado, 20, na comunidade do Tomé, em Limoeiro do Norte. O agricultor e militante José Maria foi assassinado em 2010. Em junho do ano passado, o MPE entregou denúncia à 1ª Vara de Justiça acusando como mandantes do crime o dono de uma empresa agrícola da região e o funcionário dele. Mas não houve qualquer resposta dos meritíssimos; ninguém ainda foi preso

Luar Maria Brandão – O POVO Online

Mais uma caminhada em memória à figura e às lutas do agricultor José Maria Filho foi realizada neste sábado, 20, na comunidade do Tomé, em Limoeiro do Norte, a 207 km de Fortaleza. Zé Maria do Tomé, como era conhecido, foi um dos principais militantes na luta contra o uso de agrotóxicos em plantações na Chapada do Apodi. Mas foi assassinado com 25 tiros, em 21 de abril de 2010.

A Terceira Romaria da Chapada do Apodi reuniu cerca de 200 pessoas entre amigos, estudantes, representantes das pastorais sociais e militantes ambientais e sociais. A caminhada partiu do local onde Zé Maria foi assassinado, em uma estrada estreita, próximo ao aeroporto da Chapada, e seguiu até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na pequena comunidade do Tomé, onde o agricultor morava, com a mulher e os três filhos.

A caminhada foi marcada por gritos de justiça, rezas e discursos que denunciam o uso dos agrotóxicos nas plantações da região e a concentração fundiária na Chapada.

Em junho do ano passado, o MPE entregou denúncia à 1ª Vara de Justiça acusando como mandantes do crime o dono de uma empresa agrícola da região e o funcionário dele. Segundo amigos próximos de Zé Maria, que acompanham o caso, ainda não há qualquer resposta da Justiça quanto ao inquérito do MPE.

Água contaminada

Para Socorro Guimarães, uma das líderes da Associação de Moradores do Tomé, a morte de Zé Maria fortaleceu ainda mais a luta contra os donos de plantações, que pulverizam agrotóxicos e assim contaminam o solo e a água da comunidade. “Aproveitamos ainda para exigir água de qualidade para nosso povo e que parem destruir a natureza e as moradias para aumentar áreas de plantações na Chapada do Apodi”, denuncia.

Presentes na romaria, a mulher e os três filhos de Zé Maria empunhavam placas em homenagem ao agricultor. “Sempre me emociono e ainda temos medo, mas vou manter viva a memória do meu marido”, diz, emocionada, Branquinha Xavier, viúva do militante assassinado.

Leia também:

Carta aberta do Fórum Justiça sobre o caso do assassinato da liderança Zé Maria do Tomé

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.