Livro da Editora UFMG analisa estética do cinema brasileiro relacionada à ‘terra, memória e utopia’

UFMG – Chegou às livrarias o livro Imaginação da terra – Memória e utopia no cinema brasileiro, da Editora UFMG. Organizada pela professora Heloisa Maria Murgel Starling, do Departamento de História, e pelo pesquisador Augusto Carvalho Borges, do Projeto República da UFMG, a obra reúne artigos que exploram possibilidades e usos diversos de linguagens estéticas para desenvolver o tema em filmes, e construir pontos de ligação entre essas linguagens, articulando terra, memória e utopia.

De acordo com texto de apresentação, o livro “opera com a capacidade do cinema brasileiro de fundir diferentes horizontes de interpretação, criar narrativas, presenças, analogias, alegorias, vazios e lacunas destinadas a interferirem na discussão sobre a terra no Brasil, a partir do interior da formação social brasileira”.

Os autores analisam obras cinematográficas produzidas a partir de 1950, expandem a abordagem para uma experiência da terra e do cinema latino-americano, além de diversas matrizes da utopia no cinema brasileiro.

“Imaginação da terra – Memória e utopia no cinema brasileiro” tem 248 páginas e preço sugerido de R$ 36.

Compartilhada por Ricardo Álvares.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.