Mapa Mundi da União Gay

iG São Paulo , Redação

O Uruguai passou a integrar nesta quarta-feira (10) o grupo de países em que os homossexuais têm os mesmos direitos que os heterossexuais na hora de casar. O país sul-americano é o 13º a aprovar o casamento igualitário nacionalmente . Na América Latina, só a Argentina também garante essa igualdade para toda a população.

Além dos nossos vizinhos Uruguai e Argentina, as nações África do Sul, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Groenlândia, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal e Suécia também têm casamento igualitário para todo o país. Em países como Estados Unidos, México e o próprio Brasil, a união legal entre pessoas do mesmo sexo só é permitida em alguns estados, sem uma lei federal que regulamente o casamento igualitário.

Aliás, olhando um mapa mundi que divide os países de acordo com a situação da lei federal que regula o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, é possível ver dois lados opostos da mesma questão. Num extremo estão os países onde os gays podem se casar à vontade, com os mesmos direitos garantidos aos casais heterossexuais – inclusive, em alguns casos, a adoção de crianças. No outro, estão as nações (elas são sete atualmente) onde homossexualidade é crime punível com a pena de morte.

Nos últimos anos, a regulamentação do casamento civil entre pessoas de mesmo sexo avançou bastante, apesar da forte oposição dos grupos conservadores ao redor do mundo. Desde 2001, quando a Holanda foi a pioneira em garantir esse direito aos gays, outros países como Canadá e Portugal regulamentaram a união homossexual.

Situação no Brasil

No Congresso Nacional, há uma proposta de emenda constitucional para alterar o art. 226 da Constituição Federal, que regulamenta o casamento civil. De autoria do deputado Jean Willis (PSOL-RJ), O projeto ainda se encontra na fase de recolhimento de assinaturas. A emenda quer fazer valer para os gays os mesmos direitos que a Constituição garante aos héteros.

Mesmo sem lei federal permitindo o casamento igualitário em todo país, o estados de Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, São Paulo e Sergipe já fazem casamentos gays em seus cartórios.

Conquistas parciais

A situação brasileira, com alguns lugares aceitando o casamento gay e outros não, se repete em outros países. No México, por exemplo, este tipo de união só é reconhecido oficialmente na capital, Cidade do México. Nos estados americanos de Massachusetts, Connecticut, Iowa, Maryland, Vermont, Washington e Nova York também dá para casar legalmente com um parceiro do mesmo sexo.

Mas alguns países devem garantir em breve esse direito para todos os seus estados.  França, Reino Unido e Colômbia têm grandes chances de seus governantes aprovarem o casamento civil igualitário ainda em 2013.

Pena de morte

Apesar dos avanços, muitos países ainda vivem na pré-história dos direitos gays. Na África e Ásia, mais de uma dezena de nações têm leis que proíbem as relações entre pessoas do mesmo sexo. A situação é extrema nos Emirados Árabes, no Sudão, na Nigéria, na Mauritânia, na Arábia Saudita, no Iêmen e no Irã. Nesses lugares, a relações homossexuais não são só proibidas por lei como podem levar à pena de morte.

Neste infográfico especial do iGay , você pode ver em que situação as relações homossexuais se encontram em cada país do globo. É só passar o cursor do mouse em cada um deles. Outra opção é clicar na parte de baixo do infográfico, e aparecerão no mapa em que situação os países se encontram.

Compartilhada por Andreia Fernandes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.