Com champagne e cartazes, grupo celebra a morte de Margaret Thatcher no Reino Unido

Com champagne e cartazes, grupo celebra a morte de Margaret Thatcher no Reino Unido

Opositores foram às ruas na Escócia e em Londres. Nova “festa” acontece sábado

Emerson Campos – Estado de Minas

Nem só de luto vive o Reino Unido nesta segunda-feira, dia em que faleceu, aos 87 anos, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. No início da tarde, no coração da Escócia, um grupo de críticos do governo da “Dama de Ferro” chamou a atenção com muitos sorrisos e uma celebração barulhenta. O mesmo aconteceu em Londres. Munidos com garrafas de champagne e cartazes com frases ofensivas, eles comemoraram a morte da ex-premiê responsável por iniciar a doutrina conservadora que ficou conhecida como “thatcherismo”.

Os manifestantes que organizaram a “festa” fazem parte do movimento ‘Luta de Classes’. Eles marcaram novo ato para o próximo sábado, na Trafalgar Square, em Londres. Os militantes do grupo acusam Thatcher de ter inaugurado uma lógica cruel e gananciosa em seu governo, destruindo os sindicatos e a indústria, além de aumentar os impostos e romper barreiras importantes para a Economia.

David Hopper, chefe regional do Sindicato dos Mineiros no nordeste da Inglaterra, resume o sentimento dos opositores: “é meu aniversário de 70 anos e este é um dos melhores dias da minha vida”.

“Thatcher fez mais mal ao nordeste do que qualquer outra pessoa. Não se trata apenas das minas de carvão. Ela destruiu os sindicatos. Ela dizimou a indústria, destruiu a nossa comunidade”, completa o líder sindical, lembrando que 230 mil mineiros perderam seus postos de trabalho durante uma greve no governo da ex-premiê.

Homem anuncia morte com cartaz e comemora em George Square, na Escócia


Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.