Suzano derruba árvores frutíferas para proteger plantação de eucalipto

 – Moradores do povoado Trecho Seco, município de Cidelândia, estão indignados com uma decisão da empresa  prestadora de serviço à Suzano, responsável por cuidar da fazenda de eucalipto. Desde o início da semana, dois tratores estão derrubando  uma grande plantação de árvores frutíferas que fica no terreno entre o quintal das casas e a plantação de eucalipto.

Árvores  antigas, cheias de frutas, vão para o chão em minutos. Ao longo de mais de um quilômetro, nenhuma plantação fica de pé.

A limpeza  comove e emociona quem tinha a área como um pomar. Os moradores contam que foram surpreendidos com a decisão da empresa de limpar o terreno entre as casas e a plantação de eucalipto para fazer uma cerca dividindo  o espaço. Alguns quintais vão diminuir em até 2 metros com a cerca.

As  famílias não têm a documentação dos terrenos, mas dizem que vão procurar a justiça. A  cerca vai passar pelos fundos de aproximadamente 100 casas. Em toda essa extensão, há lamento dos moradores, que dizem que as árvores  representavam, acima de tudo, uma proteção às famílias, e que constantemente há problemas de saúde provocados pelo tratamento do eucalipto: “O eucalipto é tratado com agrotóxico; e, quando eles colocam, os moradores sentem falta de ar e tontura”.

O gerente administrativo da empresa Enflores, que presta serviço à Suzano, dona da plantação de eucalipto, disse que são os moradores que estão dentro dos limites da área da empresa. E que o serviço não vai parar.

Fonte: http://www.celiafontinele.com.br/

Compartilhada por Mayron Régis.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.