Homem se acorrenta em protesto contra a Veracel

Giro de Notícias

Eunápolis- Um fomentado da empresa Veracel celulose, Marcio Costa residente no município de Eunápolis, se acorrentou no pátio do centro administrativo da empresa que fica as margens da BR-101 enfrente ao IFBA, (antigo CEFET). O protesto que durou um pouco mais de 30 minutos aconteceu por volta das 10h30m da manhã de sexta-feira 01 de março.

O fomentado que não quis dar maiores informações sobre o assunto, o dono da fazenda Dallas Costa com 700 hectares de eucalipto que foi plantado no ano de 2003, financiado pela empresa Veracel. A propriedade está localizada em território do município de Porto Seguro.

Segundo um amigo que não teve seu nome divulgado, os motivos que levaram Márcio a cometer este desatino, foi às falsas promessas da empresa, de que daria ao fomentado toda sustentação necessária o que não vem acontecendo. A falta de atenção por parte dos diretores da empresa também tem sido um martírio para o fazendeiro.

“O desespero do empresário tem sido tanto que ele chegou a comprar um tipo de veneno popularmente conhecido por (chumbinho) usado para exterminar ratos com o intuito de cometer suicídio. Ele ainda chegou a ligar para uma funerária e encomendou um caixão, caso ele não fosse atendido pela empresa para resolver seus problemas, a intenção do fazendeiro era mesmo de se matar em frente ao escritório da empresa”. Disse o amigo.

A redação do Site Giro de Notícias que vem acompanhando tantas ações irregulares da Veracel teve acesso a um vazamento de informações que um dos motivos de tanto desespero por parte do fomentado, é um contrato entre a empresa e o fazendeiro. O contrato assegura a averbação de sua propriedade junto a empresa Veracel celulose, o que impede que o fazendeiro tome qualquer decisão sem o consentimento da empresa.

Ainda de acordo com as informações, este contrato venceu há dois anos, após o vencimento foi feito um aditivo de mais dois anos que também já terminou, mas a empresa não libera o acordo mesmo depois de ter a vigência contratual terminada.

Sem alternativa, o empresário comprou uma corrente, um cadeado grande e se prendeu pelo braço e no pescoço junto ao mastro em frente o escritório da empresa, a atitude do empresário chamou a atenção do gerente geral de fomentos  da empresa, Weliton Blunck Resende, que veio ao encontro do acorrentado, ao perceber que estava sendo filmado Blunck se dirigiu até a tela de proteção para impedir as filmagens, sem sucesso ele levou o empresário rapidamente para o interior do escritório.

A redação do Site Giro de Notícias tentou falar com Márcio, mas ele não quis dar entrevista. A reportagem ainda tentou contato por telefone, mas não teve sucesso. O gerente da empresa também não se pronunciou sobre o caso.

Compartilhado por Cepedes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.