“O Grito de Iniatã”

Iniatã, do Tupi, significa Rede Forte. Para o Movimento dos Povos Indígenas do Ceará, possui um significado maior. A Rede de Fortalecimento da Luta Indígena no Ceará – Iniatã – foi criada em 2010 com o objetivo de agregar o movimento indígena, as organizações indigenistas e demais parceiros na luta pelo reconhecimento étnico, pela promoção e defesa dos Direitos Humanos, pelo fomento a cultura de nossos povos e pela espiritualidade indígena.

A Rede de forma através da articulação de 13 etnias – Tapeba, Pitaguary, Jenipapo-Kanindé, Kanindé de Aratuba, Kanindé de Canindé, Anacé, Tremembé, Gavião, Tupiba-Tapuia, Potyguara, Tabajara, Kalabaça, Tapuya-Kariri, – e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, sob a coordenação provisória de Ceiça Pitguary. O espaço procura interligar os diversos povos de nossa região com os nossos parceiros para fortalecer uma luta que se renova a cada dia com a violação diuturna de direitos relativos aos conflitos de terras, à educação e à saúde.

Nossos povos foram buscar no Tupi a identidade originária da Rede, refletindo a valorização do vocabulário indígena. Para simbolizar o espaço democrático e de formação de parcerias com a sociedade civil, a Iniatã promoverá um concurso cultural que elegerá o símbolo da Rede de Fortalecimento da Luta Indígena no Ceará. Serão avaliados todos os desenhos enviados buscando fomentar a criatividade em torno da história indígena. O autor do símbolo escolhido receberá um cocar confeccionado pela coordenadora provisória Ceiça Pitaguary, visando à valorização dos nossos símbolos constituídos.

O lançamento da Iniatã ocorrerá durante a manifestação na área retomada Pitaguary, do dia 22 de março. Todos estão convidados para construir conosco este espaço de fortalecimento da luta indígena no Ceará e para se solidarizar com o Povo Pitaguary na defesa de seu território.

O símbolo que concorrerá no concurso cultural da Iniatã deverá ser enviado até o dia 31 de março para o email [email protected].

Informações:

Ceiça Pitaguary: (85) 96429194
CDPDH: (85) 3388.8708

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.