MT – Estudantes Ikpeng de Agroecologia criam projeto de irrigação

Estudantes Ikpeng de Agroecologia criam projeto de irrigação (Divulgação)

Volney Albano

Quarenta e dois alunos da primeira turma do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP), em Agroecologia da Escola Estadual Indígena Ikpeng desenvolveram uma horta comunitária irrigada, que vai contribuir para a melhoria nutricional da comunidade. A unidade está localizada na região do Médio Xingu, município de Feliz Natal.

Na horta os indígenas cultivam alface, rúcula, couve e legumes como: beterraba e batata. O ensino das técnicas de plantio, irrigação e utilização de adubo que antes era ofertado nas Escolas Estaduais do Campo chegou às unidades indígenas em janeiro deste ano.

Além da Ikpeng outras 10 Escolas ofertam o EMIEP para índios, com formação técnica em Agroecologia ou Meio Ambiente. No total, 330 alunos oriundos de 29 etnias participam dos cursos. As aulas técnicas compõe o módulo prático da primeira fase de aulas. O curso é ofertado no período de férias e a conclusão do 1º ano de formação ocorrerá no mês de julho.

O engenheiro agrônomo Gustavo de Souza trabalhou durante 20 dias com os Ikpengs, temáticas específicas de Agroecologia, além das disciplinas de Etnoecologia e Manejo de Plantas e Animais. “Pela manhã as aulas eram práticas e durante a tarde e noite trabalhavamos a parte teórica”, disse.

A assessora pedagógica de Canarana, Marlene Arens, responsável pelo acompanhamento da gestão da Escola informou que “a meta é que os estudantes concluam o curso em três anos”. Ela citou que os alunos também estudaram Matemática, Artes, Língua Materna e Educação Física.

Compartilhada por Sandra Sagrado.

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13228&parent=20

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.