MS – Por falta de água, comunidade indígena de Dourados recorre a açude

Dourados Agora/WM

Nesta sexta-feira, 22 de março, será comemorado o “Dia Mundial da Água”. A data é importante, mas provavelmente não será celebrada pela comunidade indígena de Dourados, isso porque quem vive nas aldeias Jaguapirú e Bororó, tem sofrido com a falta do líquido essencial.

De acordo com moradores, há muito tempo a situação é a mesma; sem infraestrutura necessária, a água chega à poucas casas da aldeia e de maneira esporádica (algumas vezes pela manhã, outras vezes ao final da tarde), isso para aqueles locais que têm encanamento. Entretanto, a maioria não possui caixa d’água para armazenamento.

Segundo Carlos Antonio Duarte, mais conhecido como Piririta, ex-cacique e morador na Bororó, muitos têm ficado sem água, enquanto outros preferem recorrer a um açude como última opção. “Moro próximo à Escola Araporã, e lá a água não chega sempre, exceto por meio de um caminhão pipa da prefeitura que abastece a escola regularmente. Para muita gente esse é o único acesso possível no momento”, explicou.

O indígena continua: “Diante dessas circunstâncias, quem vive em casas mais afastadas, se vê obrigado a encher os baldes no açude São Luciano. Sabemos que a qualidade da água é baixa e há muita sujeira, assim como risco de doenças, mas a necessidade é maior. O poder público tem conhecimento desta situação e estamos aguardando boas notícias; por enquanto, esse é o jeito que temos para cuidar da higiene pessoal e da casa, e também cozinhar”, explicou.

Representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Mato Grosso do Sul foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento da matéria não foram encontrados para esclarecer o assunto. Segundo funcionários do pólo em Dourados, os coordenadores estavam reunidos em Campo Grande.

http://www.midiamax.com/noticias/842780-falta+agua+comunidade+indigena+dourados+recorre+acude.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.