Desocupação do Museu do Índio tem detidos e tumulto com a PM no Rio

Advogado foi detido pela PM após pular muro para intervir em negociação. Governo quer demolir o prédio para que obras no Maracanã sejam feitas.

PM cerca museu ocupado por mais de 50 índios, no Maracanã, Rio de Janeiro (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

Isabela MarinhoDo G1 Rio

Aumentou para cinco o número de manifestantes detidos na tentativa de desocupação do antigo Museu do Índio, no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22). Durante a madrugada, três manifestantes, todos estudantes, tinham sido detidos. Por volta das 9h30, o clima ficou tenso novamente e duas pessoas acabaram levadas pelos policiais.

O advogado Arão da Providência, que diz ser irmão de um dos índios que vive no prédio, pulou o muro para falar com os indígenas. Ele foi repreendido por policiais militares do Batalhão de Choque, contido com uso de força e levado para o camburão. A manifestante Mônica Bello também foi detida após discutir com os PMs.

A polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogênio para conter o tumulto. O prédio, que dará lugar ao Museu Olímpico, foi cercado durante a madrugada por mais de 50 PMs, com motos e carros. Um helicóptero da PM sobrevoa a área.

Nesse momento, a negociação com os índios foi retomada. De acordo com o representante do movimento, Afonso Apurinã, dez pessoas saíram do local e aceitaram o acordo proposto pelo governo. No entanto, segundo o líder, 50 indígenas ainda resistem em deixar o imóvel.

Às 10h25, o Batalhão de Choque desfez o cerco ao antigo museu. Os policiais entraram nos carros, que estão estacionados em frente ao imóvel, e aguardam a saída dos índios.

Entenda o caso
A polêmica sobre o destino do espaço começou em outubro de 2012, quando o governo do estado anunciou mudanças no entorno do Maracanã, para que o estádio pudesse receber a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.

Pelo projeto da Casa Civil, o Maracanã seria transferido para iniciativa privada, que deveria construir um estacionamento, um centro comercial e áreas para saída do público. Para isso, alguns prédios ao redor do estádio deveriam ser demolidos, entre eles o casarão do antigo Museu do Índio, que funcionou no local de 1910 até 1978. O edifício com área de cerca de 1600 m² está desativado há 34 anos.

O grupo de indígenas que ocupa o edifício, que deu ao museu o nome de Aldeia Maracanã, está no local desde 2006. A 8ª Vara Federal Cível do Rio de Janeiro concedeu a imissão de posse em favor do governo estadual. Os índios foram notificados em 15 de março.

Moradia provisória
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos ofereceu, além do Hotel Santana, três opções de moradia provisória, até que o Centro de Referência Indígena seja construído na Quinta da Boa Vista, também na Zona Norte, além do Hotel Santanna, no Centro.

Segundo o secretário estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, os indígenas terão que se deslocar para o hotel, onde terão alimentação e um andar exclusivo. Os índios que não quiserem ficar no local poderão aceitar ficar provisoriamente em três áreas sugeridas pelo Governo: um terreno em Jacarepaguá, próximo ao Hotel Curupati; o abrigo Cristo Redentor; ou área ao lado do barracão da Odebrecht, na Rua Visconde de Niterói.

Zaqueu Teixeira deu um prazo de um ano e meio para a construção do Centro de Referência Indígena. Até lá, os índios poderão escolher um dos locais sugeridos, caso aceitem a proposta. Se recusarem, a Justiça poderá obrigar a saída.

Trânsito complicado
A Radial Oeste, uma das principais vias da Zona Norte do Rio, foi fechada, por volta das 6h30, para a desocupação.

Dez minutos depois, a via foi reaberta, mas o trânsito continuou muito complicado, principalmente no sentido Centro. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a melhor opção para os motoristas é a Avenida Visconde de Niterói.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/desocupacao-do-museu-do-indio-tem-detidos-e-tumulto-com-pm-no-rio.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.