S.O.S ALDEIA MARACANÃ: Convocatória Geral aos Indígenas, Defensores e Simpatizantes da Cultura Indígena

Sérgio Ricardo Verde

Exigimos respeito aos Direitos dos Povos Originários e defendemos a implantação do CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA INDÍGENA no antigo prédio do Museu do Índio, localizado no Maracanã, Cidade do Rio de Janeiro, e que sua Gestão seja feita pela própria comunidade indígena que há décadas luta pela revitalização deste patrimônio histórico-cultural e na defesa dos bens imateriais.

Como sabem, sob o argumento de um suposto pacote olímpico, o (des)Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro tentaram demolir o Museu do índio e foram impedidos graças à forte Resistência popular e decisões judiciais. Também pretendem – na ganância de consolidar seu projeto dominante de cidade global – privatizar o Estádio do Maracanã, além de demolir a conceituada Escola Municipal Friedenrich e já estão parcialmente destruindo os equipamentos esportivos Célio de Barros e Júlio Delamare cujas instalações de qualidade são referências na formação dos atletas brasileiros, muitos dos quais campeões olímpicos. 

O objetivo destes governos neoliberais e anti-democráticos é o de entregar esses espaços públicos aos intere$$e$ de corporações privadas e grandes empreiteiras que terão lucros astronômicos, desde já com as obras de demolição e após a privatização, uma vez que o conjunto destas obras estão sendo custeadas com dinheiro público oriundos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), portanto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Participe, exerça sua Solidariedade comparecendo à Avenida Radial Oeste, S/No. – em frente ao Portão 13 do estádio do Maracanã.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.