Grandes projetos do oeste da Bahia são discutidos em Seminário

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou no 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, o I Seminário dos Atingidos pelos Grandes Projetos na Região Oeste da Bahia, em Santa Maria da Vitória, na Bahia. A atividade contou com a participação de diversas entidades e organizações sociais. Os presentes afirmaram a necessidade de articular a luta conjunta entre as organizações do campo e da cidade em defesa dos rios e das terras na região.

As terras na Região Oeste da Bahia, em sua maioria, são devolutas, e no Estado não há nenhum órgão específico com autonomia política e econômica que seja responsável pela regularização fundiária, apesar das solicitações dos posseiros, que em sua maioria ocupam a região há mais de cem anos.

Essa situação gera graves conflitos entre ribeirinhos, grileiros e empresas. A população que ocupa a região há muitos anos não é reconhecida como atingida e sente a ameaça das grilagens de terras realizadas pelo agronegócio, barragens, mineração, ferrovias e parques eólicos. Os problemas que vem se intensificando na região são realizados com a conivência dos governos, estadual e federal, que financiam o saqueio das riquezas naturais por meio de incentivos financeiros a esses projetos.

Também ocorreram discussões em torno do atual sistema energético brasileiro, que apontaram para a necessidade de massificação do debate em torno da energia. “Só conseguiremos implantar um novo modelo popular para a energia quando o povo entender a importância do tema”, afirmou Andréia Neiva, coordenadora do MAB na região.

O seminário compõe a programação de atividades que aconteceram em diversas regiões do Brasil no 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pelas águas e pela vida! além de servir como preparação para o Encontro Nacional do MAB, que vai ocorrer entre os 3 e 7 de junho em São Paulo.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.mabnacional.org.br/noticia/grandes-projetos-do-oeste-da-bahia-s-discutidos-em-semin-rio#.UUSpGHCfDxE.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.