Ex-prefeito Ari Artuzi é condenado por racismo em Dourados, MS

Ex-prefeito Ari Artuzi. foto - HÉDIO FAZAN

Durante entrevista à rádio ele disse ‘estamos fazendo serviço de branco’. Ele foi condenado a três anos de prisão e pagamento de R$ 300 mil.

Do G1 MS

A Justiça de Dourados, a 225 km de Campo Grande, condenou o ex-prefeito do município, Ari Artuzi, a três anos de prisão e pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 300 mil pelo crime de preconceito de raça ou cor. A sentença foi dada na quinta-feira (14). Ele foi acusado de racismo após dar uma entrevista a uma rádio da cidade e dizer “nós estamos fazendo serviço de branco, serviço de gente”.

A condenação foi dada pelo juiz Rubens Witzel, após a audiência de interrogatório na Vara Preventa de Dourados. A advogada de Artuzi, Kátia Maria Cardoso, disse que já entrou com recurso de apelação no Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul (TJMS).

Kátia diz que a frase, dita durante entrevista sobre serviço de recapeamento de asfalto, não teve conotação racial. “Foi só uma frase infeliz, um ditado popular muito comum em tempos atrás”, explicou a advogada.

Artuzi foi acusado pelo crime de  preconceito de raça ou cor pelo Ministério Público Estadual (MPE-MS). Ele falou à rádio quando visitava obras feitas pela prefeitura, em agosto de 2010. De acordo com o órgão, o réu ofendeu a honra dos afrodescendentes com a declaração.

Artuzi não foi preso e, segundo a advogada, deve esperar a decisão do recurso de apelação em liberdade.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/03/ex-prefeito-e-condenado-por-racismo-em-dourados-ms.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.