ES – Em Jaguaré, Jornada de Lutas contesta uso de agrotóxicos

Marcha com 400 mulheres criticou modelo de desenvolvimento do agronegócio

Kauê Scarim

Dando continuidade às atividades da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres, a Via Campesina realizou uma manifestação em Jaguaré,  noroeste do Estado, contra a pulverização aérea de agrotóxicos nas lavouras da região, que tem histórico de contaminação de córregos, áreas protegidas, animais e seres humanos por uso de venenos.

A manifestação contou com 400 pessoas, sendo cerca de 80% mulheres camponesas. Em marcha, elas caminharam pelas ruas da cidade até a prefeitura de Jaguaré e Câmara de Vereadores. Os movimentos do campo cobram a criação de uma lei municipal em Jaguaré semelhante à de Vila Valério e Nova Venécia, proibindo a pulverização área de venenos.

Durante o percurso, foram distribuídos panfletos aos moradores alertando sobre os riscos à saúde gerados pelo uso de agrotóxicos e a importância da agricultura orgânica, que é livre de venenos. 

 

Segundo Eliandra Rosa Fernandes, da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a manifestação conseguiu dialogar com a população e foi bem recebida, até porque são os moradores do local que mais sofrem com o uso abusivo de agrotóxicos.

Além do MST, também participaram do ato o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Associação dos Programas em Tecnologias Alternativas (APTA), a Comissão Pastoral da Terra e integrantes das Escolas Famílias Agrícolas, todos movimentos integrantes da Via Campesina.

Eliandra Rosa explica que a pauta do movimento é mais ampla do que apenas a aplicação de venenos. “A briga não é contra a loja que vende ou o trabalhador que aplica o agrotóxico, mas sim contra o modelo de agronegócio e todos os males que ele representa para a população do País”, afirmou a camponesa.

Entre esses males, pode-se citar, além dos problemas de saúde e dos diversos casos de envenenamento, a concentração de terras, a violência no campo e a insegurança alimentar decorrente da falta de terras.

A Via Campesina, na manifestação, também levantou outras pautas, como o estímulo à produção orgânica, o enfrentamento à hegemonia do capital, modelo econômico que afeta de forma direta a realidade das mulheres ao impedi-las de sustentar suas famílias, e combate à destruição ambiental. O tema da Jornada, neste ano, é “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela soberania dos povos”.

Os manifestantes questionam, também, a atuação dos órgãos estaduais da área, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Classificando como “urgente” a questão, Eliandra critica os órgãos, que atuam mais na defesa das grandes empresas do que na promoção da igualdade no campo.

http://www.seculodiario.com/exibir.php?id=5324

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.