Casaldáliga diz que temia outro Papa e elogia escolha de Francisco

Bispo emérito de São Félix do Araguaia espera que o Pontífice faça mudanças

Adriana Mendes

BRASÍLIA – Defensor dos índios e dos direitos humanos, dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), disse nesta quinta-feira que foi um “respiro” para a Igreja Católica a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio, um jesuíta, como novo chefe da cúria romana. Para ele, que sempre defendeu uma Igreja pobre voltada para o povo, o nome Francisco é “mais que um nome”.

– Eu temia outro (Papa). A escolha significa mudança na pessoa do Papa. Evidentemente, o Papa sozinho não é a Igreja, mas é responsabilidade de todos – disse Casaldáliga, por telefone.

Aos 85 anos, Casaldáliga vive em uma casa simples no interior de Mato Grosso. É ativo intelectualmente apesar das limitações físicas imposta pelo mal de Parkinson (doença neurológica). Ontem, acompanhou o anúncio pela televisão temendo a escolha de um Papa mais conservador. No pontificado de João Paulo 2º, o bispo emérito do Araguaia foi punido por sua atuação progressista.

Casaldáliga espera que o novo Papa adote medidas importantes. Ele elogiou a simplicidade do sucessor de Bento XVI, o espírito evangelizador e simbolismo do primeiro gesto ao se inclinar diante do povo, que o aguardava na Praça de São Pedro, em Roma.

– Ele pediu primeiro para o povo abençoar a ele, para depois abençoar o povo. É um estilo diferente – disse.

No entanto, também lembrou que paira o “tempo sombrio” da Igreja argentina no período da ditadura, em que se reclama da omissão a um regime sangrento. Esperançoso com mudanças na cúria romana, ele defende uma Igreja voltada para os pobres, solidária na defesa dos direitos humanos, dos povos indígenas e dos negros.

Casaldáliga, que também é poeta, escreveu “ Deixe a Cúria, Pedro”, que foi lembrado por Leonardo Boff para reflexão pós renúncia de Bento XVI. No texto, critica a cúria romana e a “legião de mercenários”, pede mais atenção aos fiéis, uma Igreja mais simples e perto do povo.

“O povo é apenas um ‘resto’, um resto de esperança. Não O deixe só entre os guardas e príncipes. É hora de suar com a Sua agonia, É hora de beber o cálice dos pobres e erguer a Cruz, nua de certezas, e quebrar a construção – lei e selo – do túmulo romano, e amanhecer a Páscoa”, diz um trecho do poema.

http://oglobo.globo.com/mundo/casaldaliga-diz-que-temia-outro-papa-elogia-escolha-de-francisco-7840477

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.