Governo argentino convoca Vale para discutir situação de trabalhadores

Valor

A mineradora Vale foi convocada pelo governo da Argentina a participar de uma reunião nesta quarta-feira no ministério do Trabalho para definir a situação dos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas que estavam envolvidas no projeto de extração de potássio do Rio Colorado, na província de Mendoza, suspenso na segunda-feira por tempo indeterminado. São 3,5 mil empregados de forma direta pelos prestadores de serviço da empresa, entre eles a brasileira Odebrecht, líder do Consórcio Rio Colorado (CRC), encarregado da construção da mina. Nesta terça, executivos da empresa estiveram reunidos com as empresas contratantes.

Também em Buenos Aires, o governador de Mendoza, Francisco Pérez, afirmou, em entrevista coletiva por videoconferência a jornais da província que o projeto irá prosseguir “com ou sem a Vale”, o que sinalizaria para a revogação da concessão da mina, equivalente a uma expropriação. Nesta hipótese, que não exclui a possibilidade da Vale pedir compensações judiciais pelo investimento que já havia realizado, a concessão seria novamente licitada pelo governo local. O último orçamento para o projeto, feito pela própria Vale, avaliava o investimento em um total de US$ 10,9 bilhões.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/03/13/governo-argentino-convoca-vale-para-discutir-situacao-de-trabalhadores.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.