MG – Audiência Pública discute direito à terra de comunidade cigana

No bairro São Gabriel, na região nordeste de Belo Horizonte, cerca de setenta famílias ocupam uma extensa área de domínio da União, onde antes havia uma ferrovia. Há mais de trinta anos na região, as famílias moram em tendas, sem acesso aos serviços de água, luz e saneamento básico. Entre essas duzentas pessoas, muitas crianças e mulheres, sendo que a maioria não tinha nem documentos até dois anos atrás.

A situação de insegurança da posse e marginalização social é ainda mais complexa por se tratar de uma minoria étnico-cultural, uma comunidade cigana da etnia Calon. Estigmatizados e discriminados, os ciganos lutam para manter vivas suas tradições e, ao mesmo tempo, para se inserir na sociedade. Diante de ameaças constantes de despejo e reassentamento, a comunidade vem se organizando em defesa de seu território, por meio da Associação Guiemos Kalons (AGK), com o apoio da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal e do Projeto “Cidade e Alteridade – Convivência Multicultural e Justiça Urbana”, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa mobilização levou à convocação, pelo vereador Pedro Patrus (PT), de uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. No dia 21 de março de 2013, às 10 horas, no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, será discutida a questão territorial da comunidade cigana do bairro São Gabriel. A comunidade se fará ouvir, e seus direitos estarão em pauta, diante de representantes do Poder Público, vereadores e toda a sociedade. Este é um momento de grande importância para as lutas dos ciganos de todo o país, dando visibilidade à causa e fortalecendo suas demandas. Para além de serem ciganos, são cidadãos brasileiros em busca de seus direitos fundamentais. Por isso, a participação da sociedade civil é essencial. Essa luta é de todos!

Junte-se à comunidade cigana do bairro São Gabriel!

Quando: dia 21 de março de 2013, às 10h.

Onde: Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Enviada por Lívia Resende para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.