Inscrições para a segunda etapa do projeto MARX: a criação destruidora, com conferências de David Harvey e Michael Heinrich, começam hoje, 11/03

Harvey lança Para entender O capital simultaneamente ao lançamento da edição inédita de O capital – Livro I, de Karl Marx, pela Boitempo. Evento sobre o filósofo alemão conta com a participação de alguns dos mais renomados especialistas do Brasil e do exterior

As inscrições para a segunda fase do projeto internacional MARX: a criação destruidora terão início hoje, dia 11/03, segunda-feira, às 11h (R$10 para toda a etapa), pelo site  http://marxcriacaodestruidora.com.br. Intitulada IV Seminário Margem Esquerda: Marx e O Capital, tem como destaque as conferências do geógrafo britânico David Harvey, que lançará o livro Para entender O capital, e do cientista político alemão Michael Heinrich, integrante do projeto MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels, que participa do lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels.

A segunda etapa acontece nos dias 22 e 23 de março e contempla conferências e debates com alguns dos mais renomados especialistas em Marx, como Francisco de Oliveira (sociólogo), João Quartim de Moraes (filósofo), Emir Sader (sociólogo), José Arthur Giannotti (filósofo), Roberto Schwarz (crítico literário), Emília Viotti da Costa (historiadora), Leda Paulani (economista), Paul Singer (economista), Virgínia Fontes (historiadora), entre outros. Abrindo os debates teremos a mesa “Sobre os estudos d’O capital no Brasil”, no dia 22/03, seguida pela conferência internacional “Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels”, de Michael Heinrich, mediada por Augusto Buonicore. Os debates “O marxismo brasileiro hoje” e “Crítica da economia política hoje” acontecem no dia 23/03, seguidos pela conferência “Para ler O capital”, de David Harvey, mediada por Marcio Pochmann (economista), com a qual será encerrada a segunda etapa.

A inscrição para a Etapa 2 dá acesso a toda a programação do Seminário. O evento acontece no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros. Para a terceira e última etapa do projeto Marx: a criação destruidora, o IV Curso Livre Marx-Engels, as inscrições começam a partir da segunda-feira 22 de abril, às 11h (R$10 para todo o curso, com oito aulas).

A primeira etapa do projeto, que contemplou o curso de Introdução à obra de Slavoj Žižek e a conferência do filósofo esloveno, reuniu um público de mais de 1000 pessoas na semana passada e teve cerca de 1.200 acessos pela internet. Aos que não puderam assistir, comunicamos que a conferência de Slavoj Žižek foi gravada e será posteriormente publicada no canal da Boitempo no YouTube.

Conferencistas internacionais

David Harvey – Geógrafo

O geógrafo britânico David Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital. É professor de antropologia da pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny), na qual leciona desde 2001. Foi também professor de geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford. Seu livro Condição pós-moderna (Loyola, 1992) foi apontado pelo Independent como um dos 50 trabalhos mais importantes de não ficção publicados desde a Segunda Guerra Mundial. Autor de diversos livros, pela Boitempo publicou recentemente O enigma do capital (2012) e vem ao Brasil para lançar Para entender O capital.

Michael Heinrich – Cientista político

O cientista político Michael Heinrich nasceu na Alemanha, é professor de economia na University of Applied Sciences, em Berlim e editor do PROKLA, revista de ciência social crítica. Heinrich também é um colaborador na MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels. Autor de vários estudos sobre O capital, um dos seus livros mais famosos é Kritik der politischen Ökonomie: eine einführung (Crítica da economia política: uma introdução) traduzido, recentemente, em inglês. Seu trabalho se concentra na teoria marxista e na história da teoria econômica.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.