Movimento sindical de trabalhadores rurais rejeita parceria com MST e Via Campesina

Os trabalhadores rurais que estão reunidos em Brasília rejeitaram anteontem (7) proposta de fazer parcerias com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com a Via Campesina e com outros movimentos. O objetivo é fortalecer a atividade sindical do MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais)

Agência Brasil

A decisão foi aprovada durante votação do documento de trabalho do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que está sendo realizado em Brasília pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

No entanto, foi mantida a decisão que prevê a “superação do corporativismo no MSTTR, que deve praticar a solidariedade, a visão de classe, a luta geral do povo pela emancipação coletiva”, que segundo o documento, “deu origem ao próprio sindicalismo no país”.

O documento alerta os dirigentes sindicais para que tratem “com maturidade a convivência [de natureza] partidária, diferenciando os interesses e colocando em primeiro lugar as metas do MSTTR”, classificado pelos seus integrantes como “mais amplo e representativo” da categoria dos trabalhadores rurais.

A assembléia firmou também a posição de que o MSTTR se destina a representar, articular, orientar e defender os interesses e direitos dos trabalhadores rurais, protagonizar a luta sindical classista, democrática e emancipatória, pela unicidade sindical, e construir políticas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, que assegure a inclusão e a qualidade de vida e trabalho no campo.

Também foi aprovada a tese de formação do orçamento participativo, que “será implementado efetivamente após o 12º Congresso da Contag [que se realizará daqui a quatro anos] e será destinado a fortalecer as entidades sindicais e potencializar o processo formativo de base”.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/518279-movimento-sindical-de-trabalhadores-rurais-rejeita-parceria-com-mst-e-via-campesina

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.