Dilma anuncia programa para combater “crimes monstruosos” contra mulheres

Do UOL, em São Paulo*

O governo federal vai instalar Centros de Atendimento Integral à Mulher em todos os Estados do país para combater a violência doméstica e oferecer capacitação para empreendedoras.

O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff em pronunciamento em rede nacional de TV, no Dia Internacional da Mulher. Ela disse que a intenção é lutar contra “crimes monstruosos, como tráfico de mulheres e violência doméstica”. Tráfico de mulheres é tema da novela “Salve Jorge”, da TV Globo.

Os centros reunirão serviços especializados que vão desde a prevenção de violência doméstica a iniciativas de apoio à mulher empreendedora, como capacitação profissional e microcrédito.

“O Brasil, como único país emergente onde, nos últimos anos, diminuiu a desigualdade social, tem a responsabilidade de diminuir, ainda com mais rapidez, a desigualdade entre homens e mulheres”, disse a presidente.

“A violência doméstica tem de ser varrida dos nossos lares e do nosso território. Já temos instrumentos poderosos para isso, como a Lei Maria da Penha, que é uma das melhores do mundo. É preciso agora maior compromisso e participação de todos nós”, declarou.

Dilma encerrou o pronunciamento com um apelo: “Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas, se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de amor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem”.

A presidente também anunciou o corte de todos os tributos federais que incidem sobre a cesta básica e a ampliação de seus itens.

*Com Agência Brasil.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/08/dilma-anuncia-programa-para-combater-crimes-monstruosos-contra-mulheres.htm

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.