“Uma vida sem violência é uma vida sem machismo, racismo e homofobia! Fora conservadores e fundamentalistas!”

Sabe como se chama a prática de usar a Bíblia e o nome de Deus pra justificar violências e disseminação de ódio?
F U N D A M E N T A L I S M O!

Sabe como se chama a prática de querer manter as mulheres submissas; manter a pobreza e discriminação da população
negra e indígena; manter a negação dos direitos dos homossexuais; manter o poder do dinheiro e da política nas mãos dos poderosos?
C O N S E R V A D O R I S M O!

Fundamentalismos e Conservadorismos são faces violentas e muitas vezes escondidas de nossa sociedade. A base de suas ideias são o racismo, a homofobia e o machismo. E são as formas mais utilizadas por muitos líderes religiosos para enganar o povo. Pobreza, exclusão, dores e sofrimentos de mulheres, crianças, adolescentes, homossexuais são os resultados dessas ideias e práticas.

O que isso tem a ver com a nossa vida? Veja os exemplos abaixo:

Entre janeiro e junho de 2012 ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de VIOLÊNCIA SEXUAL. No caso específico de estupros, de 2009 a 2012, houve crescimento de 157%. (Jornal O Globo).

O número de casos de discriminação da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) atinge entre 10 mil e 12 mil por ano no País. Mais de 200 ASSASSINATOS DE HOMOSSEXUAIS são cometidos por ano no País (Agência Câmara de Justiça).

Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Em 66% dos casos, os responsáveis pelas agressões foram os maridos ou companheiros. (Mapa da Violência 2012 – Instituto Sangari, agosto de 2012)

A maioria dos HOMICÍDIOS que ocorrem no Brasil atinge pessoas jovens: do total de vítimas em 2010, cerca de 50% tinham entre 15 e 29 anos. Desses, 75% SÃO NEGROS. (Pesquisa sobre violência contra jovens negros, Senado Federal)

É também por conta dos Fundamentalistas e Conservadores que as mulheres do povo que, por diferentes razões, precisam interromper uma gravidez indesejada e recorrem ao aborto, correm o risco de serem presas e sofrem toda sorte de maus tratos nos hospitais.

Nos perguntemos: NOSSAS AMIGAS, FILHAS, VIZINHAS, IRMÃS, COLEGAS DE TRABALHO, OU MESMO NÓS MESMAS, MERECEMOS SER PRESAS POR REALIZAR UM ABORTO? CLARO QUE NÃO! Pois os fundamentalistas e conservadores não pensam na vida e história dessas mulheres. Se baseiam na ideia de que não temos capacidade ética e nem responsabilidade pra decidir se mantemos ou não uma gravidez! E por isso mandam trancafiar na cadeia as que decidem, pelo bem de sua vida, realizar um aborto! Todas nós mulheres sabemos o que significa ter um filho e temos condições de avaliar se podemos ou não levar adiante uma gravidez. E ISSO É UM DIREITO NOSSO, tanto quanto o direito de manter uma gravidez com todos os cuidados de que precisamos e de ter condições de criar nossos filhos!

Mas não satisfeitos com as violências, o parlamento brasileiro entregou a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria na Câmara Federal para um homem declaradamente racista e homofóbico, e explicitamente fundamentalista e
conservador: o pastor evangélico Marco Feliciano. Em Fortaleza presenciamos a entrega da presidência da Câmara de Vereadores a outro desses fundamentalistas conservadores: o Vereador Walter Cavalcante!

A aberração de ter disseminadores de violências, em lugares que deveriam construir a paz, é mais um episódio de uma saga sanguinária da luta pelo poder. O resultado disso tem sido o fortalecimento de setores que em nome de Deus justificam suas violências, enganam os fiéis, ofendem o povo, enquanto sugam seus recursos em nome do enriquecimento fácil. A revista americana Forbes informa que dentre os homens milionários do Brasil os pastores evangélicos se destacam: Edir Macedo (950 milhões), Valdemiro Santiago (220 milhões), Silas Malafaia (150 milhoes), Romildo Ribeiro Soares (125 milhoes) Estevan Hernades Filho e a Bispa Sonia (65 milhões).

Além de usurpar a renda dos fiéis, pastores evangélicos vêm sendo sistematicamente denunciados por suas práticas homofóbicas e racistas e por seus discursos de submissão das mulheres. Também são comuns as notícias de escândalos envolvendo pastores evangélicos que cometem abusos e violências sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres.

Setores conservadores da Igreja Católica também promulgam a violência racista e homofóbica e promovem a negação dos direitos das mulheres e da população LGBT, enquanto os incontáveis casos de pedofilia e abuso sexual praticados por padres, bispos, cardeais etc são minimizados e “perdoados”! Tudo isso não é hipocrisia demais?

Abusando da boa-fé dos fiéis pregam a criminalização das mulheres e incitam a intolerância religiosa. Promovem retrocesso na política de prevenção às DSTs e AIDs.

Pregam a homofobia e impedem que a comunidade LGBT seja tratada com o respeito que merecem. Suas ideias e práticas machistas facilitam a vida dos agressores de mulheres, minimizam o estupro e outras violências sexuais. Você acha que Deus gosta disso?

E infelizmente, até os ditos governos populares cedem às pressões desses seres humanos violentos. Exemplos: Lula pactuou em 2008, sem diálogo com os atingidos por essas violências, um acordo Brasil – Vaticano que garante à Igreja Católica uma série de privilégios. Desrespeitaram a democracia, pois em nosso país existem muitas outras religiões e na nossa constituição nenhuma pode ser privilegiada! Este governo também negociou com esses setores o retrocesso no Plano Nacional de Direitos Humanos. Dilma por sua vez se comprometeu, através da eleitoreira “Carta ao Povo de Deus”, a não ser contra essas violências. Negociou também os direitos reprodutivos das mulheres durante a Rio+20 com países e setores fundamentalistas.

NOSSA ESPIRITUALIDADE, NOSSA RELIGIOSIDADE, NOSSAS CRENÇAS, NOSSA FÉ E NOSSA RACIONALIDADE NÃO PODEM TOLERAR QUE COLETIVOS INTEIROS SEJAM DISCRIMINADOS, REJEITADOS E VIOLENTADOS! O respeito ao outro e à sua liberdade, assim como a garantia dos seus direitos, não pode ser um problema para nós, mas, a maior nobreza que a humanidade pode construir. O povo cristão sabe disso, muito embora lideranças religiosas teimem em ensinar o contrário!

Que a cultura do povo negro e indígena é inferior, que os LGBTs são renegados de Deus e que as mulheres têm de ser submissas.

Isso é a maior covardia que as lideranças religiosas podem cometer! Nós mulheres repudiamos esse inferno construído, injustamente, em nome de Deus e da Bíblia, e dizemos:

FORA TODA CORJA DE FUNDAMENTALISTAS
RACISTAS, MACHISTAS, E HOMOFÓBICOS!


Fórum Cearense de Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Negra do Ceará, Tambores de Safo, LAMCE – Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará, Setorial de Mulheres Rosa Luxemburgo – PSOL/CE, Campo Nacional de Juventude Rompendo Amarras, PSTU, Movimento de Mulheres em Luta, Mucama, Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular – SAJU, Rede Nacional de Advogados Populares, Instituto Terramar e quem mais quiser assinar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.