Comissão Nacional da Verdade repudia ameaça contra a OAB

Luciano Nascimento* – Agência Brasil

Brasília – A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou ontem (7) nota de repúdio à explosão de uma bomba no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro. A entidade também cobrou apuração rigorosa dos fatos e punição aos “que pretendem negar ao Brasil o caminho da democracia e das liberdades.”

A CNV diz ainda que “há três décadas o Brasil e o povo brasileiro decidiram superar o período de violência e medo gerados pelo golpe civil-militar imposto em 1964. A população apostou na democracia e nas liberdades para enfrentar o desafio de construir um país justo e próspero, que gere oportunidades para todos.”

A comissão também faz referência a uma mensagem ameaçadora recebida no local pelo ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, de que o ato objetivava matá-lo. Damous será nomeado presidente da Comissão Estadual da Verdade, na segunda-feira (11), pelo governador Sérgio Cabral.

“Trata-se de um tardio ato de terror dos que não querem viver em um país democrático”, diz ainda a CNV na nota de repúdio à explosão no prédio da OAB no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) também divulgou nota em que classificou o episódio como “atentado” e se colocou à disposição das autoridades do estado para colaborar com as investigações.

*Edição: Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-07/comissao-nacional-da-verdade-repudia-ameaca-contra-oab#.UTlXbqteDmY.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.